quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

A secretário da USAF, Deborah Lee James, em coordenação com o subsecretário de Defesa para Aquisição, Tecnologia e Logística, Frank Kendall, anunciaram que o Boeing 747-8I foi escolhido como o próximo avião presidencial dos EUA, conhecido como Air Force One.
A renovação do famoso Air Force One vem sendo discutida desde meados de 2010, quando os atuais VC-25A completaram 20 anos de serviço. Os requisitos da USAF exigiam um avião de quatro motores, de fuselagem larga e capacidade para voos intercontinentais. A pesquisa de mercado ficou restrita a duas plataformas de quatro motores, que permitam atingir os requisitos, o Boeing 747-8 e o Airbus A380.
Embora o A380 tenha sido considerado, analistas consideravam praticamente nulas as chances do modelo europeu, em especial devido ao simbolismo que o Air Force One carrega, o que foi confirmado no comunicado oficial de hoje.
“O avião presidencial é um dos símbolos mais visíveis dos Estados Unidos da América e do escritório do presidente dos Estados Unidos”, disse James. “O Boeing 747-8 é o único avião fabricado nos Estados Unidos (que), quando totalmente convertido, atende as capacidades estabelecidas para executar a missão de apoio presidencial, sendo coerente com o interesse público nacional” finalizou
Porém, a substituição não será imediata. Inicialmente o governo deverá discutir com a Boeing os termos do contrato, valores e prazos, para então formalizar a compra. Além disso, o avião deverá ser completamente adaptado para atender as missões presidenciais, exigindo assim uma complexa conversão, que poderá levar até dois anos para ser realizada. Os VC-25A voaram pela primeira vez em 1987, mas só entraram em serviço três anos depois, após passarem por um amplo e complexo processo de modificações. Entre as capacidades do avião está a possibilidade de ser reabastecido em voo.
O governo dos EUA mantém segredo absoluto com relação as características do VC-25A, mas sabe-se que o avião conta com uma série de recursos que permite o presidente despachar em qualquer situação, inclusive de guerra. Além disso, conta com uma série de medidas que visam garantir a sobrevivência do presidente em caso de emergência.
Visando rebater eventuais críticas sobre a substituição da frota atual, especialmente num momento que a economia dos EUA ainda não voltou aos índices de crescimento registrados antes da crise de 2008, o governo afirma que os custos atuais para o VC-25A estão se aproximando de um limite proibitivo, em especial devido a obsolescência do projeto.
“A atual frota de VC-25 tem realizado o serviço excepcionalmente bem, no entanto, é hora de atualizar. As peças estão obsolestas, diminuindo as fontes de fabricação e exigindo maiores os tempos de manutenção” ponderou James.
Os VC-25A são operados pelo 89th Airlift Wing Presidential Airlift Group (PAG), dotados na base aérea Andrews, em Maryland.


Original: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/747-8i-sera-novo-air-force-one_1931.html#ixzz3QBIJbYdn

http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/747-8i-sera-novo-air-force-one_1931.html

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