sábado, 5 de outubro de 2013

Ásia: Japão empregará radar de Banda X. China incomodada

Publicado em 24/09/2013 por  em MilitarTecnologia
Uso de radar de Banda X pelo Japão gera desconforto na China. (Imagem meramente ilustrativa)
Uso de radar de Banda X pelo Japão gera desconforto na China. (Imagem meramente ilustrativa. Fonte: Internet)
China incomodada com a implantação de um radar de banda X pelo Japão.
O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei disse que o emprego de um segundo radar de banda X no Japão poderia afetar a estabilidade regional.
O Japão concordou em aceitar, numa base dos EUA em Kyoto, a instalação de mais um radar de banda X.
Temos relatórios relevantes, que expressam nossa preocupação. A China acredita que sob a desculpa de evitar uma expansão nuclear e conter a ameaça dos mísseis norte-coreanos, não vai ajudar a resolver o problema, afetando a estabilidade na região da Ásia-Pacífico, e poderia ter grave reflexos na estabilidade estratégica global, de forma negativa. Nós defendemos, através de meios políticos e diplomáticos para lidar com o problema da proliferação de mísseis”, disse Hong Lei.

FONTE: fmprc.gov.cn – Tradução e edição do texto: CAVOK

NOTA DO EDITOR: Uma pequena resenha sobre um radar que opere na banda X: Nos radares da banda X (3 cm), a imagem é mais detalhada e os contornos são mais bem delineados que nos radares da banda S (10 cm). Em contrapartida, o alcance é menor (para a mesma potência) e, além disso, os radares da banda X são mais afetados por fenômenos atmosféricos e meteorológicos (chuva, granizo, neve, etc.), que degradam a qualidade da apresentação, podendo até mascarar completamente a imagem. Resumindo, como as distâncias são relativamente pequenas na região, esse radar é perfeito para imagens mais detalhadas, o que pode estar incomodando e muito os chineses…
NOTA DO EDITOR²: Que vizinhança!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário