quarta-feira, 9 de maio de 2012

FAB abre processo para substituir 'Sucatão'
09 de maio de 2012 16h20 atualizado às 16h29

O Sucatão serviu de transporte presidencial de 1986 a 2005. Ele já foi comprado usado de uma empresa brasileira, durante o governo Sarney. Foto: FAB/Divulgação

O "Sucatão" serviu de transporte presidencial de 1986 a 2005. Ele já foi comprado usado de uma empresa brasileira, durante o governo Sarney
Foto: FAB/Divulgação

A Força Aérea Brasileira deu início nesta quarta-feira a um processo de seleção para substituir as aeronaves KC-137, que ficaram conhecidas no País como "Sucatão". A FAB enviou um pedido de oferta para três fabricantes, a Airbus Military, a Boeing e a Israel Aerospace Industries.

Segundo a Aeronáutica, as três empresas participam do projeto KC-X2, que tem o objetivo de adquirir duas novas aeronaves de reabastecimento em voo e de transporte estratégico de carga e tropa, bem como missões humanitárias e de evacuação aeromédica. De acordo com a nota da FAB, os aviões KC-137 (versão militar do Boing 707) serão substituídos por terem sido fabricadas na década de 1960, e por isso possuem um custo de operação "progressivamente elevado".

A partir do recebimento do pedido de oferta, as empresas terão o prazo de noventa dias para apresentarem suas propostas.

O "Sucatão" serviu de transporte presidencial de 1986 a 2005. Ele já foi comprado usado de uma empresa aérea brasileira, durante o governo Sarney. Além do alto custo de manutenção, outros problemas da aeronave são o elevado consumo e dificuldade de operar em pistas curtas e em fazer voos longos sem escala. Além disso, o ruído produzido pelas turbinas está acima do padrão internacional adotado pela maioria dos aeroportos.

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário