segunda-feira, 17 de outubro de 2011

17/outubro/2011 - Trabalhadores dos aeroportos decidem paralisação para o dia 20 de outubro

Veja + no link abaixo::

http://www.airfln.com.br/noticias.php

Em assembléia realizada no aeroporto internacional de Brasília, os trabalhadores aeroportuários decidiram uma paralisação nos aeroportos que o governo federal anunciou sua privatização, sendo eles de Brasília, Campinas e Guarulhos. A paralisação revela a tendência de luta dos trabalhadores dos aeroportos contra a privatização.

Os trabalhadores da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) decidiram em assembléia realizada no dia 11, no aeroporto internacional de Brasília por uma paralisação para o dia 20 de outubro, que deve durar 48 horas com o objetivo de protestar contra a privatização dos aeroportos de Brasília, Guarulhos (Cumbica) e Campinas (Viracopos), anunciados pelo governo federal.

A paralisação de 48 horas ainda precisa ser aprovada nas assembleias que vão acontecer no dia 17 de outubro, em Cumbica, e no dia 18, em Viracopos, Campinas, mas o que tudo indica é que serão aprovadas por unanimidade devido ao descontentamento dos trabalhadores com a situação dos aeroportos e a privatização.

Apesar de toda a demagogia feita nas eleições sobre política de não privatização, o governo de Dilma Roussef está levando a política de privatização dos aeroportos sem levar em conta a situação dos aeroportuários e está para entregar de bandeja para a iniciativa privada.

Os aeroportuários contam com o agravante da burocracia sindical que atua em todos os momentos para desmobilizar os trabalhadores e apoiar a privatização. Desde o anúncio da privatização pelo governo federal a burocracia sindical, ligada ao PT (Partido dos Trabalhadores), agiu dizendo que o governo não iria privatizar e que o que está acontecendo seria um modelo de concessão e não privatização, entre muitas outras enrolações e traições contra os trabalhadores da Infraero.

A traição é tão grande que o presidente da CUT Nacional, Arthur Henrique, disse “o projeto de privatização dos aeroportos para que o movimento sindical cutista possa fazer uma avaliação e também propor alternativas que garantam a qualidade, a segurança e amplo acesso da população aos serviços, além da preservação dos empregos e direitos trabalhistas” (www.cut.org.br). Ou seja, não querem lutar contra a privatização e sim participar do processo.

Nesse sentido os trabalhadores dos aeroportos devem se organizar de maneira independente do sindicato para levar adiante a luta contra a privatização. As paralisações são importantes, mas para combater a privatização dos aeroportos somente uma grande greve da categoria, como acabou de ocorrer nos Correios, pode barrar esse processo. Fonte: http://www.pco.org.br/conoticias



17/outubro/2011 - Concessão de aeroportos terá plano de transição

O governo vai criar um plano de transição, de no mínimo seis meses, para que os concessionários assumam totalmente a gestão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília e Viracopos (Campinas), que têm leilão de privatização previsto para o dia 22 de dezembro. O objetivo é minimizar os impactos para passageiros, companhias aéreas e outros usuários. A regra está nos editais de concessão dos terminais, que será anunciado hoje pelo governo.

As regras preveem ainda a criação de um comitê, coordenado pela empresa privada, com representantes de todos os órgãos que atuam nos terminais. Para assumir as operações com segurança, o concessionário terá que provar que está em condições e equipe preparada. Durante a transição, o concessionário irá se reunir com representantes dos empregados da Infraero, que, segundo as regras do edital, deverão ter "tratamento justo e igualitário" e dos concessionários (que alugam lojas e restaurantes) para definir os problemas e encontrar as soluções. Caberá ao novo administrador, que terá a cooperação da Infraero, montar equipe próprio, podendo aproveitar o quadro de pessoal da estatal. A empresa privada terá que criar um plano de cargos e salários e um plano de demissão voluntária. Os termos jurídicos dos contratos devem constar de uma edição extraordinária do Diário Oficial da União de hoje ou amanhã e, dada a relevância do fato para o governo, que guarda os detalhes a sete chaves, haverá uma coletiva hoje com o ministro da Secretaria de aviação civil (SAC), Wagner Bittencourt.

Com cronograma apertado, informações importantes como valor da outorga de cada terminal e montante de investimentos que a União vai exigir imediatamente do novo concessionário para ampliar a capacidade aeroportuária serão divulgadas num segundo momento, até que os estudos estejam concluídos, segundo fontes. Editais em consulta pública por 30 dias no site da Anac Em linhas gerais, será divulgada a modelagem jurídica dos contratos. O investidor terá informações sobre os critérios de cobrança de tarifas (com reajuste anual e revisão a cada cinco anos) e os fatores que vão impactar esses aumentos: o chamado FatorX, que permite o repasse dos ganhos de produtividade aos usuários, como acontece com as contas de luz; e o fator qualidade do serviço, que será medido em relatórios e pesquisas de satisfação junto aos passageiros. Informações relativas ao prazo das concessões dos terminais ainda estavam por ser definidas até ontem à noite, em reuniões no Palácio do Planalto. Deverão variar de 20 anos a 30 anos, com possibilidade de prorrogação, dependendo do tempo necessário para retorno dos investimentos ao setor privado.

Os editais ficarão em consulta pública no site da Agência Nacional de aviação civil (Anac) por 30 dias, prazo em que vai receber sugestões. Depois da avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), a agência publica o edital definitivo. A expectativa é que os leilões sejam realizados da Bovespa simultaneamente. Para estimular a concorrência, quem ganhar a concessão de Guarulhos, não poderá ficar com Viracopos. Fonte: O Globo


17/outubro/2011 - United Airlines anuncia conclusão da montagem de seu 1º Boeing 787

A United Airlines anunciou hoje (14/10) que a empresa Boeing finalizou na noite de quarta-feira (12/10) a montagem do primeiro 787 Dreamliner encomendado pela companhia, completando o passo mais importante na produção da aeronave. A United será a primeira transportadora norte-americana a receber um Boeing 787 e pretende colocá-lo em operação já em 2012. A companhia aérea encomendou um total de 50 Dreamliners. Na fase final da montagem, o 787 passou por quatro fases, incluindo a montagem final do corpo da aeronave, instalação do trem de pouso, teste do peso nas rodas e instalação de componentes e sistemas internos. Durante os próximos meses a aeronave passará pela fase final de fabricação, que incluirá as configurações finais da cabine, instalação dos motores e pintura. A Boeing instalará 36 assentos na cabine BusinessFirst, 63 assentos na Economy Plus e 120 assentos na Classe Econômica. A aeronave utiliza compósitos leves, um maior número de sistemas elétricos, motores modernos e um design aerodinâmico otimizado, que permitem que ela percorra distâncias mais longas com maior rapidez e eficiência. Os clientes terão acesso a uma experiência de voo que inclui iluminação melhorada, janelas maiores, compartimentos de bagagem mais amplos, diminuir o desconforto causado pela pressurização da cabine e sistema de ventilação aprimorado, além de outros benefícios. A Continental e a United, subsidiárias da United Continental Holdings, encomendaram cada uma 25 Dreamliners. Com maior capacidade de alcance, maior eficiência de combustível e economia operacional, o Boeing 787 vai permitir às empresas a buscar novos mercados de longa distância e substituir as aeronaves widebody mais antigas e menos eficientes da sua frota. Fonte: Mercado e Eventos


17/outubro/2011 - Voos da Tam e da Gol são retomados na Argentina

As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a provocar cancelamentos de voos, prejudicando passageiros. Entretanto, as empresas aéreas Tam e Gol informaram que as operações para Buenos Aires, na Argentina, já foram retomadas. A Tam optou por permanecer com as operações suspensas em Montevidéu, no Uruguai. A Gol, por sua vez, disse que está operando normalmente na capital uruguaia.

As duas maiores empresas aéreas brasileiras informaram também que estão acompanhando as mudanças climáticas e o deslocamento das cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão. Os passageiros de ambas as companhias estão recebendo orientações das empresas aéreas e sendo reacomodados sem cobrança de taxas.

Para mais informações, clientes da Tam devem ligar no 4002-5700 (capitais), 0800-570-5700 (Brasil-demais localidades) ou 0810-333-3333. Os passageiros da Gol podem sanar suas dúvidas nos telefones 0300-115-2121 (Brasil) ou 0810-266-3232 (Argentina). Fonte: Panrotas


15/outubro/2011 - [VIDEO] Boeing 787 Dreamliner ANA



15/outubro/2011 - OPERAÇÃO ANHANDUÍ – Aeronaves da Força Aérea Brasileira atuam em Campo Grande (MS)

Uma aeronave Embraer A-29 Super Tucano da FAB durante operação em Campo Grande. (Foto: Silva Lopes / FAB)

Prossegue até o dia 17 de outubro a Operação Anhanduí, realizada na cidade de Campo Grande (MS). A Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira (FAB) fazem manobras militares com cerca de 3500 profissionais nos Estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná. O objetivo é testar e desenvolver a capacidade operacional das Forças Armadas em ações de defesa externa como catástrofes naturais ou calamidades públicas.

O papel da FAB na operação é providenciar o apoio e proteção às forças terrestres e navais. Na operação a FAB utiliza aviões de transporte KC-137 Boeing, KC-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-98 Caravan, o caça A-29 Super Tucano, o helicóptero UH-1H e o Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT). As aeronaves vão desempenhar missões de transporte aéreo logístico, ressuprimento aéreo, evacuação aeromédica, lançamento de paraquedistas, cobertura, entre outras.

O exercício está sob coordenação e supervisão do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o EMCFA do Ministério da Defesa. Fonte: Ministério da Defesa



15/outubro/2011 - [VIDEO & IMAGENS] China Southern Airlines recebe seu primeiro Airbus A380

A China Southern Airlines recebeu no dia 14 de outubro sua primeira aeronave Airbus A380 numa cerimônia em Toulouse. (Foto: Airbus)

A Airbus entregou o primeiro A380 para a China Southern Airlines durante uma cerimônia de celebração muito especial no dia 14 de outubro, no Centro de Entrega da Airbus em Toulouse, França. Este é o primeiro dos cinco aviões encomendados, e foi entregue pelo Presidente e CEO da Airbus, Tom Enders, para o Presidente da China Southern Airlines, Si Xianmin. Veja a seguir um vídeo com os melhores momentos da cerimônia e mais imagens.

A China Southern Airlines se torna a primeira operadora da aeronave mais eco-eficiente do mundo na China e é a 7ª operadora mundial do A380. Alimentada por quatro motores Rolls-Royce Trent 900, a aeronave será operada inicialmente em rotas domésticas entre as principais cidades chinesas de Pequim, Xangai e Guangzhou. Mais tarde, a companhia vai implantar o A380 em rotas internacionais.

Na cerimônia de entrega (da esquerda para direita): o Presidente e CEO da Airbus Tom Enders, o Presidente e CEO da China Southern Airlines Si Xianmin, e Eric Schulz, COO da Rolls Royce. (Foto: H. Goussé / Airbus)

Na cerimônia, a China Southern Airlines apresentou sua espaçosa e confortável cabine interna do A380, com um total de 506 lugares numa configuração típica de três classes, incluindo oito suites de luxo na primeira classe, 70 poltronas lie-flat de classe executiva e 428 assentos da classe econômica. O bem-estar dos passageiros será reforçado através de inovavadora iluminação, incluindo vários cenários diferentes de iluminação para criar uma atmosfera e um ambiente relaxante. O sistema de entretenimento de voo estado-da-arte faz com que seja fácil para os passageiros escolherem entre uma grande variedade de programas de áudio e vídeo tornando a sua viagem de longa distância no A380 algo para ser lembrado. A cabine também oferece assentos e banheiros que são facilmente acessíveis para passageiros com deficiência.

O novo interior do A380 da China Southern Airlines, a primeira classe (mais acima) e a classe executiva. (Fotos: C. Brinkmann / Airbus)

“Estamos orgulhosos de se tornar a primeira operadora do A380 na China”, disse Si Xianmin, presidente da China Southern Airlines. “A introdução do A380 da nossa frota é um passo muito importante para o desenvolvimento da China Southern. Este é a mais moderna e espaçosa aeronave que nos permite oferecer aos nossos passageiros um conforto de padrão mundial em nossos vôos. A economia oferecida pelo A380, sem dúvida, vai melhorar a nossa competitividade em rotas internacionais e é o ativo perfeito para fazer com que a China Southern Airlines atinja sua meta de se tornar uma transportadora líder mundialmente.”

“Oferecemos a China Southern Airlines as nossas mais calorosas boas-vindas como a mais nova operadora do A380″, disse Tom Enders, presidente e CEO da Airbus. “O A380 tem desenvolvido novos padrões de conforto, eficiência econômica e desempenho ambiental. Com o A380, a China Southern Airlines vai certamente desempenhar um papel fundamental no topo do grupo das principais companhias aéreas do mundo.”

A China Southern Airlines encomendou cinco aeronaves A380. (Foto: Airbus)

Desde que entrou serviço em 2007, o eco-eficiente A380 superou todas as expectativas, levando em voo mais pessoas ainda com um menor custo (cerca de 16 milhões de passageiros até à data). As espaçosas, confortáveis e silenciosas cabines fizeram do avião um favorito entre os passageiros. Isso resultou em elevados níveis de ocupação e aumento da rentabilidade nos voos A380, oferecendo às companhias aéreas uma importante vantagem competitiva onde quer que operem o modelo. Normalmente com 525 assentos em um layout de três classes, o A380 é capaz de voar 8.300 milhas náuticas ou 15.300 km.

A aeronave entregue foi a de número 58 do modelo, e que recentemente atingiu a marca de 350 mil horas voadas, transportando mais de 15 milhões de passageiros. As outras companhias que operam o A380 são: Singapore Airlines, Emirates, Qantas, Air France, Lufthansa e Korean Air. Fonte: Cavok



15/outubro/2011 - Sukhoi Superjet 100 da Armavia passa das 1.000 horas de voo

O jato Sukhoi Superjet 100 "Yuri Gagarin" da companhia aérea Armavia, da Armênia. (Foto: SuperJet International)

O jato regional Sukhoi Superjet 100 (SSJ100) da Armavia chegou a marca de 1.000 horas de vôo em vôos em serviço. O marco do SSJ100 foi alcançado durante o vôo U8-151 realizado em rota entre Yerevan e Amsterdã no dia 09 de outubro de 2011.

Desde que entrou em serviço comercial no dia 21 de abril de 2011, o SSJ100 da Armavia transportou mais de 21 mil passageiros e a distância percorrida foi de mais de 650 mil quilômetros.

O SSJ100 da Armavia realiza vôos a partir de Yerevan para 27 aeroportos na Rússia, Ucrânia, Geórgia Ocidental, Sul da Europa e Oriente Médio.

A maioria dos vôos foram realizados entre 35 mil - 39 mil pés de altitude, à velocidade de MACH 0,78-0,8. A maior utilização diária chegou a 16,5 horas de vôo, enquanto a maior distância ultrapassada foi de 4.000 km na rota Yerevan – Madri.

O resultado tão perfeito da fase inicial da operação comercial dos novos aviões Sukhoi Superjet 100 foi alcançado devido à atividade eficiente do pessoal de voo e técnico da Armavia e do suporte adequado da Sukhoi Civil Aircraft e SuperJet International.

“Esta etapa mostrou que o SSJ100 é competitivo e tem um grande recurso para a excelência. Pode tornar a aeronave muito atraente para os clientes e operadores “, disse o dono da Armavia, Mikhail Bagdasarov. Fonte: Cavok



15/outubro/2011 - IMAGENS: Interior do novo Boeing Business Jet para o mercado chinês

O interior do Boeing Business Jet da empresa Deer Jet proposto para o mercado charter chinês. (Foto: BBJ)

A unidade Boeing Business Jets revelou durante a NBAA 2011 em Las Vegas as novas imagens que mostram a mais nova cabine interior do Boeing Business Jet que foi especialmente concebida para o mercado charter chinês. O novo BBJ é operado pela Deer Jets, de Pequim, a maior operadora de aeronaves BBJ charter na China.

No Boeing Business Jet proposto para o mercado chinês 28 passageiros podem viajar com todo conforto a bordo da aeronave executiva. (Foto: BBJ)

Os clientes de aeronaves BBJ trabalham junto com designers de interiores para desenvolver interiores de cabines personalizadas. O interior do novo BBJ da Deer Jets foi concluído pela Associated Air Center, de Dallas, e possui 28 lugares, uma suite e um banheiro completo inclusive com chuveiro.

Dentro da aeronave existe um banheiro completo equipado inclusive com chuveiro. (Foto: BBJ)

As vendas de BBJs para clientes particulares na Ásia estão extremamente em alta. Uma razão é que o BBJ pode voar mais longe do que aviões concorrentes. A autonomia é muito importante para os clientes na região, devido às grandes distâncias do continente asiático nos voos para a Europa e América do Norte.

A Korean Airlines, a Beijing Airlines e a Metrojet também operam com o BBJ nos serviços charters na Ásia. Fonte: Cavok



14/outubro/2011 - FAB 70 ANOS – Portões abertos em SP terá show com Chitãozinho e Xororó

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça também será destaque no evento

Cerca de 150 mil pessoas são esperadas para o Domingo Aéreo em São Paulo, que será realizado no Campo de Marte, zona norte da capital paulista, no próximo final de semana (16/10), como parte das comemorações dos 70 anos da Força Aérea Brasileira (FAB). Neste ano, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó apresenta-se logo depois do show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, programado para as 16h. O evento ocorre das 9h às 17 horas.

O Domingo Aéreo de São Paulo é o maior evento da FAB no país. Os visitantes poderão conhecer de perto aeronaves militares de caça, helicópteros e aviões de transporte. A programação inclui ainda aeromodelismo indoor, plastimodelismo, exposições de uniformes e carros da segunda guerra mundial, viaturas do Corpo de Bombeiros e lançamento de paraquedistas. Haverá estandes das escolas da FAB, com explicações sobre as formas de ingresso na Força Aérea. O Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP) também participa do evento com orientações sobre saúde.

Domingo Aéreo será realizado no Campo de Marte (avenida Santos Dumont, 1979, Santana). Fonte: CECOMSAER - FAB



14/outubro/2011 - Aeronaves C-105 Amazonas da FAB atingem a marca de 25 mil horas de voo

A frota de aeronaves C295 da Força Aérea Brasileira, designada na força como C-105 Amazonas, composta de doze aviões entregues pela Airbus Military, atingiu a marca de 25.000 horas de vôo após seis anos de operação bem sucedida na Amazônia e em Mato Grosso, duas grandes áreas onde estes aviões são vitais para a população local.

Essa conquista será comemorada com uma cerimônia dedicada durante o evento da Força Aérea Brasileira chamado de “Domingo Aéreo” no próximo domingo, dia 16 de outubro, no centro de manutenção PAMA em São Paulo.

Essas aeronaves estão trabalhando em ambientes particularmente difíceis, na realização de operações como o transporte de necessidades básicas, evacuação médica e missões militares, a partir das bases de Manaus, na Amazônia, e em Campo Grande, Mato Grosso, com o apoio da manutenção do centro PAMA em São Paulo. Fonte: Cavok



13/outubro/2011 - Qatar Airways está com novos horários em GRU

Por conta do horário de verão, que tem início neste sábado (dia 16), a Qatar Airways anuncia novos horários de saída e chegada no Brasil. O tempo de conexão para qualquer voo, em Doha, permanece inalterado.

Confira os horários abaixo:
São Paulo – Doha: 4h20-23h15
Doha - São Paulo: 8h-17h25

São Paulo - Buenos Aires: 18h40-20h30
Buenos Aires - São Paulo: 23h05-2h55+1

Fonte: Panrotas



13/outubro/2011 - Azul quer operar voo diurno para João Pessoa

A Azul pediu autorização à Anac para a inclusão de uma frequência diária e diurna entre Campinas (SP) e João Pessoa, com escala no Galeão (RJ).

No sentido inverso, o trecho até Campinas será operado de domingo a sexta-feira, e aos sábados os voos terão destino final no Rio de Janeiro.

Se aprovado, o novo voo terá início em 20 de dezembro de 2011 e será operado pelos jatos Embraer 190/195. Fonte: Panrotas



13/outubro/2011 - Webjet inaugura quiosque na Central do Brasil (RJ)

A Webjet inaugura um ponto de venda na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (dia 17). Pela primeira vez, uma empresa aérea terá um quiosque em um terminal ferroviário.

“A Webjet acredita no potencial de mais de 10 milhões de consumidores que utilizam os trens urbanos mensalmente, e que nunca andaram de avião”, diz a empresa por meio de um comunicado.

Para marcar a estreia, a companhia venderá bilhetes em condições facilitadas, e o cliente que for ao quiosque poderá pagar as passagens em até seis vezes sem juros nos cartões de crédito. Além do parcelamento, a taxa de conveniência deixará de ser cobrada no local – uma economia de cerca de R$ 30. Quem passar pela Central também poderá concorrer a um dos bilhetes aéreos que serão sorteados durante todo o dia da inauguração. Fonte: Panrotas



13/outubro/2011 - Sol muda base de Cascavel para Toledo (PR)

A base de operações da Sol Linhas Aéreas deixou o aeroporto Luiz Dal Canalle Filho, em Cascavel (PR), que ainda permanece fechado, e mudou para Toledo (PR).

Em comunicado oficial, a companhia acredita ser “um passo importante para que a Anac autorize a retomada dos voos e das operações normais da Sol entre Toledo, Umuarama e Curitiba”. Fonte: Panrotas



13/outubro/2011 - Copa terá segundo voo diário entre Rio e Panamá

A Copa Airlines anuncia que, a partir do dia 15 de dezembro, terá dois voos diários ligando o Rio de Janeiro (Galeão) à Cidade do Panamá, com conexão para 55 destinos nas Américas no Caribe. Atualmente, a companhia mantém um voo diário e outro voo cinco vezes por semana do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), totalizando 12 frequências semanais. A rota continua a ser operada com aviões Boeing 737-800 Next Generation. O modelo tem capacidade para 155 passageiros, sendo 14 na classe executiva e 141 na econômica. Fonte: Panrotas



13/outubro/2011 - Azul quer 8ª frequência entre Campinas e Belo Horizonte

A Azul pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a inclusão de mais uma frequência entre Campinas e Belo Horizonte (Confins). Com a inclusão desse voo, a companhia oferecerá oito voos diretos para a capital mineira.

Caso aprovada, a nova frequência terá periodicidade diária com exceção dos domingos, e deve iniciar em 1º de fevereiro de 2012. Fonte: Panrotas


13/outubro/2011 - AA terá voo diário Rio-Nova York e primeira classe

A American Airlines oferecerá a frequencia Rio - Nova York diariamente entre 16 de novembro de 2011 e 8 de fevereiro de 2012. Atualmente o voo direto está disponível cinco vezes por semana.

"Ele será operado no equipamento 777, oferecendo cabine de primeira classe", conta a gerente de Vendas da aérea, Frances Piña. As reservas já estão disponíveis. Fonte: Panrotas


13/outubro/2011 - Infraero conclui melhorias no aerop. de Montes Claros (MG)

A Infraero entregou no dia 7 uma série de melhorias e adequações dos itens de acessibilidade do Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG). Os trabalhos fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a empresa e o Ministério Público Federal (MPF) na cidade.

As obras de melhoria, iniciadas em abril, fazem parte das ações da Política de Acessibilidade da Infraero e receberam investimentos de R$ 410,4 mil, cumprindo os prazos estabelecidos pelo MPF.

Entre as melhorias implantadas estão a construção de três sanitários acessíveis, nove rampas, instalação de oito balcões de check-in acessível, piso tátil ao longo do Terminal de Passageiros, novas sinalizações horizontais e verticais e avisos em braile. Fonte: Panrotas


13/outubro/2011 - Aeroporto de Bariloche fecha por 2 meses para reformas

A partir do próximo dia 24, e por um período de 60 dias, o Aeroporto Internacional de Bariloche, na Argentina, permanecerá fechado. Motivo: a realização de diversas obras de melhorias. A Aeropuertos Argentina 2000, empresa que administra o terminal, investirá 60 milhões de pesos – cerca de R$ 30 milhões. A informação é da Agencia de Noticias Bariloche.

O aeroporto de Bariloche já ficou fechado este ano, por várias semanas, devido às cinzas provenientes da erupção do vulcão chileno Puyehue. Por causa disso, a temporada de inverno na cidade foi bastante prejudicada. Fonte: Panrotas


13/outubro/2011 - Boeing entrega o primeiro cargueiro 747-8F para a Cargolux

A primeira aeronave Boeing 747-8 Freighter foi entregue no dia 12 de outubro de 2011 para a companhia aérea Cargolux. (Foto: Boeing)

A Boeing e a Cargolux Airlines compartilharam outro marco na história do ícone 747, quando nesse dia 12 de outubro, a companhia aérea recebeu seu primeiro cargueiro Boeing 747-8F (Freighter). Após a entrega no Centro de Entrega da Boeing na unidade da empresa em Everett, o avião partiu para o Aeroporto Internacional Seattle-Tacoma, onde o novo cargueiro receberá sua primeira carga, destinada para a sede da Cargolux em Luxemburgo.

A Boeing, a Cargolux e a Nippon Cargo Airlines anunciaram os pedidos iniciais para o 747-8 Cargueiro em novembro de 2005. A entrega realizada hoje ocorre quase 18 anos após a Cargolux ser a primeira companhia aérea a receber o cargueiro Boeing 747-400F, que se tornou o carro-chefe e padrão da indústria de carga aérea.

A primeira aeronave Boeing 747-8F, prefixo provisório N5573S, foi entregue para Cargolux, durante cerimônia realizada no dia 12 de outubro em Everett. (Foto: Boeing)

“Este é um grande dia para a Boeing Company e para Cargolux”, disse Jim Albaugh, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. ”O 747-8 Cargueiro é verdadeiramente a Rainha dos Céus do século 21, e continuará a promessa do 747 para as próximas décadas.”

“O avião será um complemento perfeito para a frota da Cargolux”, disse Frank Reimen, presidente e CEO da Cargolux. ”O novo Boeing 747-8 Freighter ajudará a Cargolux a manter sua posição como líder da indústria que construímos com nossa operação de cargueiros 747-400. Estamos ansiosos para os benefícios de eficiência e ambientais que vêm com este gigante avião”, acrescentou.

A Cargolux encomendou um total de 13 cargueiros 747-8 - numa encomenda de lançamento de 10 aeronaves em 2005 e uma ordem seguinte para três aviões adicionais colocada em 2007.

“O novo 747-8 Cargueiro permanece como um testemunho à incrível equipe que projetou e construiu este avião”, disse Elizabeth Lund, vice-presidente e gerente geral do programa 747. ”E é um prazer para nós entregarmos este avião a Cargolux, uma companhia aérea que tem sido dedicada a Boeing e ao programa 747.” Fonte: Cavok



11/outubro/2011 - Produção regional de defesa alça voo com parceria Brasil-Argentina

Um jato de reabastecimento em voo/transporte aéreo KC-390 desenvolvido pela Embraer. (Foto: Embraer)

A fabricante argentina de aviões, Fábrica Argentina de Aviones SA (FAdeA), logo começará a produzir peças para o novo avião de transporte militar KC-390 da brasileira Embraer. A iniciativa conjunta proporciona à empresa argentina a oportunidade de impulsionar seus rendimentos e capacidade, ao mesmo tempo que solidifica a cooperação entre os dois países na área de produção de defesa.

Em abril último, a FAdeA concordou em fornecer à Embraer peças para seu KC-390. Julio César Lombardi, vice-presidente da FAdeA, disse aos oficiais da Força Aérea em 7 de setembro que sua indústria de Córdoba irá produzir, entre outros itens, divisórias de cabines dianteiras, portas dianteiras e freios aerodinâmicos para a empresa brasileira.

“Este é um projeto muito importante para a Força Aérea da Argentina, pois nos permite modernizar nossa capacidade de fabricação de aeronaves”, explica o general de brigada Rubén Montenegro. “A Embraer é muito exigente quando se trata de controle de qualidade de processos de fabricação e equipamentos, o que requer que a FAdeA invista na melhoria do maquinário e em treinamento.”

A fábrica de aeronaves de Córdoba, inaugurada em 1927, foi uma das primeiras do gênero na América Latina. Depois de décadas funcionando como entidade estatal, foi finalmente privatizada em 1995. Em 2009, porém, foi nacionalizada pela presidente Cristina Fernández de Kirchner, que anunciou que a empresa se tornaria “uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento nacional.”

Uma aeronave de treinamento IA-63 Pampa, fabricado pela FAdeA para Força Aérea da Argentina. (Foto: Juliano Damasio / AirFln)

Hoje, a estatal FAdeA fornece, em sua maioria, serviços de manutenção a aeronaves compradas no exterior, mas também continua a produzir o AT-63 Pampa, um avião avançado de baixo custo para treinamento e ataque leve, assim como outro avião-caça leve, o IA-58 Pucará, para a Força Aérea da Argentina. Certamente, o governo insiste em alavancar a produção do Pampa, estabelecendo a meta de 18 novos jatos até 2014. Uruguai, Peru, Paraguai, Polônia, Grécia e Austrália expressaram interesse em adquirir os jatos para suas respectivas forças aéreas.

A Argentina faz parte de um consórcio internacional, que inclui Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca, que trabalha com a Embraer para produzir um protótipo do KC-390 até 2014. A meta da Embraer é oferecer transporte médio a jato com capacidade de carga de cerca de 23 toneladas, que pode tanto ser abastecido no ar quanto abastecer outras aeronaves. E já tem promessas de compra de 60 KC-390, metade dos quais irão para a Força Aérea Brasileira (FAB). O Brasil irá financiar a compra dos aviões dos países fornecedores de peças.

“Não é o modelo clássico de cooperação internacional, já que a Embraer estará comprando diretamente dos países envolvidos e irá manter todos os direitos de propriedade e lucros”, declarou Raúl Humberto Paz, presidente da Câmara Argentina da Indústria Aeronáutica. “O Brasil criou um modelo de negócios inteligente, através do qual financiará a compra de seus próprios aviões, a um custo estimado de US$ 80 milhões (R$ 150 milhões) cada, dos parceiros supracitados”, explicou Paz.

Quando os ministros da Defesa dos dois países se reuniram em Buenos Aires no início de setembro, revisaram sua estratégia de cooperação bilateral e exploraram caminhos para aprofundar o relacionamento estratégico. A cooperação tecnológica e a produção de defesa foram vistas como prioridades, com ênfase especial no projeto KC-390, assim como na conclusão do veículo todo-terreno Gaúcho, no desenvolvimento de veículos blindados, na cooperação na ciberdefesa, na colaboração na indústria naval e na sincronização de normas e catálogos relativos a produtos de defesa.

“No Brasil, a defesa é questão de política do Estado”, garantiu o ministro da Defesa, Celso Amorim, durante visita a Buenos Aires, quando explicou que a estratégia brasileira é organizada em torno de três objetivos: equipar as forças armadas, fortalecer a indústria de defesa nacional e promover a integração sul-americana, que, insistiu, não é “apenas um elemento teórico.”

Elevar a capacidade de produção de defesa é uma peça-chave do modelo de desenvolvimento econômico do Brasil, que tem como consequência seu reaparelhamento militar nos últimos anos. Hoje, o governo argentino parece também perceber que reaparelhar sua indústria nacional de defesa não só gera empregos como também cria possibilidades de progresso tecnológico.

“Atualmente, há uma significante vontade política de impulsionar a indústria da defesa nacional argentina”, comemora Montenegro. “Esse projeto, junto com outros como a construção naval e a produção de equipamentos militares, tem o apoio do governo para restaurar sua indústria estratégica.” Fonte: Diálogo, via Hangar do Vinna



11/outubro/2011 - Embraer terá 1º Phenom 100 em escola de aviação na Ásia Pacífico

Um jato executivo leve Phenom 100 da Embraer.

A Embraer fechou a venda de um jato Phenom 100, da categoria entry level, para a CAE Global Academy Perth, na Austrália. Este primeiro Phenom 100 adquirido por uma academia de treinamento de pilotos na Ásia Pacífico será entregue até o final de 2011.

“Projetado para alta utilização e contando com uma cabine de pilotagem intuitiva e características de vôo suaves, o Phenom 100 é a plataforma perfeita para treinamento e instrução de pilotos”, comentou José Eduardo Costas, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a Ásia Pacífico – Aviação Executiva. “O fato de ser utilizado pela CAE Global Academy Perth oferecerá aos cadetes pilotos na Ásia Pacífico uma localidade viável a nível regional para o treinamento de tripulações.”

A CAE Global Academy Perth, também conhecida como China Southern West Australia Flying College, é uma joint venture da China Southern Airlines com a CAE. É uma das 11 unidades da CAE Global Academy, uma das maiores redes de instituições de formação de pilotos do mundo.

A CAE Global Academy Perth também encomendou um simulador de vôo CAE 5000 Series Nível D para o programa de treinamento. Este será o primeiro simulador de vôo do Phenom 100 disponível em uma instituição de formação de pilotos na Ásia Pacífico e deverá entrar em funcionamento até o final de 2012. Fonte: Cavok



11/outubro/2011 - Anac proíbe voos da MTA Linhas Aéreas

Agência suspendeu certificado da companhia aérea na segunda-feira

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu o certificado de empresa de transporte aéreo concedido à Master Top Linhas Aéreas (MTA), envolvida no escândalo que derrubou, em 2010, a ex- chefe da Casa Civil Erenice Guerra. Segundo a portaria, publicada nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União, a MTA está proibida de operar no país por não oferecer condições de segurança de voo. A empresa tem sede em Campinas e Manaus (AM).

Isso põe fim às operações da MTA, que atuava na Rede Aérea Postal Noturna dos Correios. Segundo a Controladoria-Geral da União, os contratos tinham irregularidades como preços superfaturados em transporte de cargas entre Brasília (DF) e Manaus.
A empresa ficou conhecida após o empresário Fábio Baracat dizer à revista "Veja" que o filho de Erenice, Israel, cobrava valores mensais para facilitar negócios da MTA com os Correios. A Polícia Federal abriu inquérito para apurar tráfico de influência.

A MTA tem uma rota autorizada que não poderá mais operar: um voo semanal no trecho Manaus-Bogotá (Colômbia)-Miami (EUA)-Manaus. Segundo a Anac, a MTA sequer mantém pilotos. Segundo a agência, é uma "medida preventiva": "Como a empresa está parada há alguns meses, deixou de atender a alguns critérios técnicos relativos à segurança de voo, por exemplo, a empresa não tem pilotos".

A EPTV Campinassolicitou uma posição da MTA sobre o caso, mas segundo o advogado Leonardo de Castro e Silva, que defende a empresa, os diretores não foram encontrados para comentar o assunto. Fonte: EPTV Campinas



11/outubro/2011 - Filme sobre a história da FAB estreia na quinta-feira

A Aeronáutica lança na quinta-feira (13/10) o média metragem “Na Velocidade da História”. O filme, produzido pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), retrata os 70 anos da Força Aérea Brasileira (FAB). No evento, a ser realizado no Teatro da POUPEX, às 14h30, também haverá o lançamento do documentário “Salgado Filho- O Herói Esquecido”, do diretor Ricky Ferreira.

Com duração de trinta e cinco minutos, o filme “Na Velocidade da História” resgata os principais momentos da trajetória da instituição por meio de depoimentos de personagens que ajudaram a construir a história da FAB desde a sua criação em 20 de janeiro de 1941. Depois da estreia, o filme estará disponível para download no Portal da FAB (www.fab.mil.br)

Já o Documentário “Salgado Filho- O Herói Esquecido”, da Parangolé Produções, de 70 minutos de duração, traz de volta ao imaginário social brasileiro a figura do primeiro Ministro da Aeronáutica.

Na ocasião serão homenageados Ricky Ferreira, diretor do filme; Maria Beatriz Guimarães Salgado, assistente de direção do documentário e neta do primeiro Ministro da Aeronáutica, além de Maria Luiza Guimarães Salgado, nora de Salgado Filho. Fonte: Agência Força Aérea



11/outubro/2011 - Aeroporto mais perigoso do mundo fica na Ilha da Madeira, em Portugal

Pista de pouso e decolagem chegou um pouco mais perto do céu: tem 180 colunas de 60 metros de altura e 2,8 mil metros de comprimento.

Conheça o aeroporto mais perigoso do mundo. De um lado, a montanha; do outro, o mar; e um perigo ainda maior, que ninguém vê: o vento. É até bonito ver o avião dançar – para quem está no chão, claro. No aeroporto da Ilha da Madeira, ventos ascendentes e descendentes desestabilizam o avião.

Pilotos relatam também rajadas laterais inesperadas e um fenômeno chamado “uplift”, que parece empurrar o avião para cima no momento da aterrissagem. Para piorar, a natureza deixou pouco espaço para o pouso: apenas 1,6 mil metros antes do abismo.

Em 1977, em uma noite de tempestade, um Boeing 727 da TAP ultrapassou os limites da pista e explodiu na praia. Ao todo, 131 pessoas morreram. A ilha decidiu que a melhor maneira de homenagear os mortos era impedir uma nova tragédia.

Trinta e quatro anos depois, o aeroporto continua no mesmo lugar. A pista é que chegou um pouco mais perto do céu. Com 180 colunas de 60 metros de altura, o homem venceu a montanha e o mar.

Não existe nenhum outro aeroporto parecido no mundo. A nova pista tem 2,8 mil metros. Os passageiros que pousam e decolam em segurança nem se dão conta do gigantismo da construção.

A obra durou cinco anos e custou o equivalente a R$ 1,3 bilhão. O espaço de puro concreto, monocromático, que tinha tudo para ser feio, tem até uma surpreendente beleza. Há vida embaixo da pista. No local funcionam um centro de salvamento marítimo, um estaleiro de iates e um centro esportivo.

Em 2004, a obra ganhou o prêmio Iabse, considerado o Nobel da Engenharia, só concedido às estruturas mais impressionantes já construídas. Mesmo com a nova pista, só podem pousar pilotos que tiram uma licença especial.

“Há muitos anos era feita à custa de virem para cá com uma aeronave para ganharem experiência, para se habituarem aos ventos, mas hoje já é feita em simulador”, explicou o diretor do aeroporto, Duarte Ferreira.

O Aeroporto da Madeira ainda pode ter seus riscos, mas nunca o perigo vestiu um disfarce tão bonito. Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil



11/outubro/2011 - Leilão de aeroportos pode ficar para 2012, diz Bittencourt

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, admitiu que o leilão dos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos pode ser adiado para o início do ano que vem. O atraso poderá ocorrer em razão do tempo mínimo necessário entre a publicação do edital e a realização da licitação, que é de 45 dias.

De acordo com o ministro, a licitação deverá ser publicada até novembro. O que pode atrasar o leilão são as sugestões públicas que a Secretaria vem recebendo a respeito da modelagem da concessão, além de todo o procedimento de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU).

"A gente fez o que tinha que fazer", disse Bittencourt, que participou de um evento da Câmara de Comércio Americana do Rio (Amcham-Rio).

A previsão inicial do governo era realizar o leilão dos aeroportos no dia 22 de dezembro. Para respeitar essa data, a Secretaria de Aviação Civil tem até 8 de novembro para publicar o edital. Fonte: Valor


11/outubro/2011 - NBAA: Pilatus apresenta sua aeronave multimissão PC-12 Spectre

A Pilatus apresenta na NBAA 2011 seu PC-12 Spectre. (Foto: Pilatus Aircraft)

Além de mostrar as tradicionais aeronaves executivas PC-12 NG, a suíça Pilatus Aircraft levou para a 64ª Convenção e Reunião Anual da NBAA uma aeronave para missões especiais PC-12 Spectre, localizada fora do Las Vegas Convention Center. Este novo local faz com que seja conveniente para os participantes da mostra observarem mais atentamente as aeronaves reais sem sair do principal centro de exposições.

O Spectre é uma versão multimissão do turboélice monomotor best-seller PC-12 NG, que destina-se exclusivamente ao apoio do diversos papéis governamentais, militares, policiais e de evacuação aeromédica. Variantes do PC-12 Spectre estão atualmente em operação com os EUA e várias forças militares estrangeiras, bem como agências federais, estaduais e de polícias locais.

Leonard Lucas, Vice Presidente de Vendas e Negócios Governamentais da Pilatus Aircraft, declarou, “estamos muito satisfeitos por ser capaz de mostrar o PC-12 Spectre num local tão grande como a NBAA deste ano. Neste ambiente de orçamentos governamentais apertados, o avião multi-missão PC-12 Spectre mostra que a robustez, capacidade e eficiência de custos tornam ele uma plataforma ideal para as agências encarregadas de fazer mais com menos recursos financeiros.”

O básico de um PC-12 Spectre apresenta uma plataforma de sensores retrátil, e um interior utilitário para nove passageiros com uma estação de operador de sensores. A maioria das aeronaves Spectre são altamente modificadas para se adaptarem às exigências de missão específica dos clientes. A personalização pode incluir equipamentos de comunicações e de vigilância, pods externos, interiores equipados para evacuação aeromédica e uma porta para salto de pára-quedistas.

“O PC-12 Spectre é um avião altamente capaz e comprovado em campo para ambientes exigentes em todo o mundo”, contina Luke. ”Enquanto mais de 1.000 PC-12s estão em serviço hoje, este é ainda um conceito novo e inovador para muitas das agências que falamos. Ele tem enorme capacidade de se adaptar e realizar múltiplas missões, tornando-se um grande investimento para os governos num clima de orçamento difícil.” Fonte: Cavok



11/outubro/2011 - NBAA: Cessna apresenta o novo Citation Latitude

A Cessna apresentou na NBAA seu novo jato executivo mid-size Citation Latitude. (Foto: Cessna)

A Cessna Aircraft Company apresentou hoje, durante a abertura da 64ª Convenção e Reunião Anual da NBAA, o novo jato executivo mid-size Citation Latitude. Este é o segundo anúncio de um produto novo da Cessna nos últimos 14 dias; a empresa lançou o jato executivo leve Citation M2 no dia 26 de setembro.

A espaçosa cabine permite que uma pessoa fique em pé em toda estensão interna. (Foto: Cessna)

Com espaço para uma tripulação de dois mais até oito passageiros, o Latitude possui aviônicos Garmin G5000 e uma espaçosa cabine de passageiros de 84 polegadas por 6 pés de altura.

“O Citation Latitude é um divisor de águas para o segmento mid-size, oferecendo a carga, velocidade e alcance que o mercado exige, com uma experiência incomparável de cabine nessa faixa de preço”, disse Brad Thress, vice-presidente sênior de jatos executivos da Cessna.

O novo cockpit integrado Garmin G5000 do Citation Latitude. (Foto: Cessna)

Posicionado entre o Citation XLS+ e o Citation Sovereign na linha de produtos da Cessna, o Citation Latitude oferece uma capacidade de carga cheio de combustível de 1.000 libras (454 kg), uma velocidade máxima de cruzeiro de 442 nós de velocidade verdadeira (819 quilômetros por hora) e uma autonomia de 2.000 náuticas milhas (3.704 quilômetros). A aeronave custa em 2011 o equivalente a US$ 14,9 milhões.

As especificações preliminares do projeto da aeronave é que ele poderá operar em aeroportos com pistas de no mínimo 3.900 pés (1.189 metros), e terá uma altitude máxima de 45.000 pés (13.716 metros) e podendo subir direto para 43.000 pés (13.106 metros) em 23 minutos. O primeiro vôo do protótipo do Citation Latitude está previsto para ocorrer meio do ano de 2014, com certificação da FAA (Parte 25) e a entrada em serviço previsto para 2015.

O jato Latitude é a segunda aeronave lançada pela Cessna em 14 dias. (Foto: Cessna)

“Nossa equipe usou uma extensa pesquisa de mercado para configurar o Citation Latitude e os resultados são vistos do nariz à cauda e de uma ponta da asa a outra ao olhar para o Latitude”, disse Thress. ”Em nenhum lugar a singularidade é mais visível do que no interior da cabine do Latitude”.

Logo atrás do cockpit, até o lavatório traseiro, o piso plano possibilita que um passageiro possa ficar em pé em toda a extensão da cabine de mais de 16 pés. A cabine principal de passageiros – é a mais ampla da história da Cessna – é de 77 polegadas de largura (1,95 metros) com uma altura de 72 polegadas (1,83 metros). A disposição dos assentos padrão acomoda passageiros numa único configuração “club” com as poltronas voltados para os lados, e num sofá que pode virar para os dois lados. Seis assentos podem se deslocar para frente e para trás cerca de 7 polegadas (0,18 m) e lateralmente 4 polegadas (0,10 m) num modelo de assento que pode girar até 180º com infinitas posições de reclinar. Por toda extensão da cabine existe uma iluminação indireta em LED que fornece aos passageiros uma capacidade de ajuste variável, até luzes de leitura direta e muito mais.

O interior do Citation Latitude pode acomodar até 8 passageiros. (Foto: Cessna)

“Os requisitos para viagens de negócios evoluíram para mais de conforto e conveniência, e o uso de tecnologia inovadora é a chave para fornecer uma cabine da aeronave mais eficiente e produtiva, que é fundamental para atender às expectativas de um ambiente de trabalho em pleno funcionamento”, disse Cindy Halsey, vice-presidente de Design de Interiores, Engenharia e Desenvolvimento da Cessna. ”Através de nosso novo sistema de tecnologia Clairity na cabine, temos uma interface de usuário intuitiva para oferecer aos clientes um avião ‘inteligente’ para a experiência de conectividade final.”

O Citation Latitude entra numa categoria mid-size. (Foto: Cessna)

Desenvolvido pela Cessna em parceria com a Heads Up Technologies de Dallas, a Clairity é uma solução de tecnologia inteligente de cabine onde os sistemas aviônicos da aeronave podem ser integrados com os sistemas elétricos de cabine e de dados e comunicação compartilhando um único sistema controlado de fibra óptica, permitindo que através de uma interface intuitiva touchscreen em cada assento ou com os dispositivos pessoais eletrônicos.

O cockpit do Citation Latitude é ancorado pelo totalmente novo sistema integrado Garmin G5000 que trabalho em torno de três LCD primários multifuncionais de 14 polegadas e quatro painéis de controle touch screens. Ele inclui um sistema diretor de vôo/piloto automático integrado e de Electronic Flight Instrument (EFIS). Fonte: Cavok



11/outubro/2011 - NBAA: Embraer e Minsheng Financial Leasing, da China, anunciam encomenda de 13 jatos Legacy 650

Um jato executivo Legacy 650 da Embraer. (Foto: Embraer)

A Embraer anunciou hoje uma encomenda de 13 jatos executivos Legacy 650 da Minsheng Financial Leasing Co., Ltd, da China, em cerimônia realizada durante a 64ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) dos Estados Unidos, em Las Vegas, Estado de Nevada. As entregas das aeronaves terão início ainda este ano e se estenderão pelos próximos cinco anos.

Em julho de 2011, as duas empresas assinaram um Memorando de Entendimentos para a encomenda de até 20 aeronaves, incluindo desde jatos executivos da categoria entry level até ultra-large. “Receber esta encomenda de 13 Legacy 650 da Minsheng é algo inspirador e motivador e marca um avanço significativo, não apenas na parceria entre as duas empresas, mas também em termos do desenvolvimento do negócio da Embraer na China. O acordo demonstra a grande confiança da indústria chinesa no Legacy 650 e reafirma a convicção da Embraer neste mercado importante e promissor”, afirmou Ernest Edwards, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva.

“A encomenda de 13 jatos Legacy 650 reforça a cooperação estratégica com a Embraer para atingir um dos maiores objetivos da nossa companhia: tornar-se a maior instituição de leasing para a aviação executiva na Ásia. Temos total confiança no sucesso do Legacy 650 no mercado chinês de aviação executiva, o que certamente trará um reconhecimento cada vez maior por parte de nossos clientes”, disse Kong Linshan, Presidente do Conselho de Administração da Minsheng Financial Leasing Co., Ltd.

O Legacy 650 entrou em operação no final de 2010 e é o mais novo membro da família de jatos executivos da Embraer. Com alcance de 3.900 milhas náuticas (7.223 km), o jato pode voar, sem escalas, de Beijing (China) para Dubai (Emirados Árabes Unidos), de Hong Kong (China) para Adelaide (Austrália), ou de Dubai para Londres (Reino Unido), com quatro passageiros a bordo, nas condições IFR NBAA. A aeronave conta com aviônicos integrados Honeywell Primus Elite™, o que reduz de forma significativa a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a segurança de vôo. O Legacy 650 oferece três espaçosos ambientes de cabine, acomodando confortavelmente até 14 passageiros. Uma área completa para preparo de refeições (galley) e o maior compartimento de bagagem acessível em vôo da categoria são outros destaques. O nível de ruído da cabine foi reduzido de forma significativa por meio de um sofisticado sistema de isolamento acústico. O Legacy 650 é uma excelente ferramenta de negócios, com tecnologia Wi-Fi, o que torna mais fácil a transferência de grandes arquivos, o envio de vídeos e a realização de chamadas telefônicas via VoIP.

A Minsheng Financial Leasing Co., Ltd. (MSFL), foi criada em abril de 2008 e é uma das cinco companhias de leasing autorizadas a operar pelo China Banking Regulatory Commission (CBRC). Comprada pelo China Minsheng Banking Corporation Ltd. (CMBC), a MSFL possui capital total registrado de USD 501 milhões (RMB 3,2 bilhões).

Atualmente, os ativos da MSFL totalizam USD 8,15 bilhões (RMB 52 bilhões) e a empresa tornou-se líder na indústria de leasing na China. Como principal instituição financeira não-bancária a atuar no segmento de leasing financeiro, a MSFL conta com uma equipe de profissionais experientes nas áreas de expedição, aviação e fabricação de equipamentos de grande porte, entre outros, para oferecer produtos e serviços de alta qualidade para o mercado doméstico e internacional.

Desde a sua criação, a MSFL utiliza o conceito de profissionalismo e gerenciamento eficiente. De acordo com a demanda do mercado, a empresa atua com inovação, vitalidade e flexibilidade para fornecer qualidade e serviços completos aos clientes. A MSFL estabeleceu uma ótima imagem na indústria e é muito elogiada pelos clientes. Fonte: Cavok



10/outubro/2011 - NBAA: Jatos executivos Phenom recebem novas certificações

Os jatos executivos leves Phenom 100 e 300 receberam novas certificações. (Foto: Embraer)

A Embraer recebeu a certificação para o jato executivo Phenom 300 operar no México e para o jato Phenom 100 operar na Ucrânia. Em setembro, a Empresa recebeu a certificado de tipo para o Phenom 300 na Índia e a certificação da Federal Aviation Administration (FAA), dos EUA, para esta aeronave utilizar um assento com cinto de segurança no lavatório.

O Phenom 300 foi certificado em dezembro de 2009 pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela FAA, e agora está certificado em mais de 40 países, incluindo África do Sul, Austrália, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, França, Indonésia, Marrocos, Reino Unido. É um dos jatos mais velozes da categoria light, com velocidades de 839 km/h (453 nós – KTAS) e possui excelente desempenho de decolagem (distância mínima de decolagem 956 metros ou 3.138 pés). Além disso, tem um desempenho destacado, com baixo consumo de combustível e custo operacional reduzido.

O projeto inovador permitiu à Embraer aliar a melhor tecnologia disponível a um design superior. Uma cabine de passageiros inteligente, desenvolvida em conjunto com o Grupo BMW DesignworksUSA, oferece o confortável interior Ovalite®, para até 11 ocupantes, além da maior área para preparo de alimentos (galley), mais amplas janelas e a mais espaçosa cabine de pilotagem da categoria. A estética funcional se estende para a cabine de pilotagem, devido aos grandes monitores e aos aviônicos Prodigy, que incluem sistema de visão sintética (SVS) opcional. Ponto único de reabastecimento, lavatório com limpeza externa e um excelente sistema de pressurização de cabine são algumas das características distintas desse modelo.

O Phenom 100, da categoria entry level, foi certificado em dezembro de 2008, pode acomodar até oito ocupantes e suas bagagens, e tem alcance de 2.182 km (1.178 milhas náuticas). Em 2010, foi o jato executivo mais entregue no mundo (100 unidades). No mesmo ano, o Phenom 300 ganhou o Prêmio dos Editores da prestigiosa revista Flying, dos EUA, como o produto mais inovador do ano, e foi a aeronave mais entregue da categoria light (26 unidades). Fonte: Cavok



10/outubro/2011 - F-X2: Saab planeja ir além do caça Gripen no Brasil

O caça Saab Gripen NG Demonstrator, durante voo de testes na Suécia. (Foto: Stefan Kalm / Gripen International)

O presidente da sueca Saab, Hakan Buskhe, disse que existem outras oportunidades de negócios que o grupo pretende explorar no Brasil, além da venda dos caças Gripen para a Aeronáutica brasileira. Segundo Buskhe, a Copa do Mundo de 2014 e os jogos olímpicos de 2016 representam grandes possibilidades de negócios no segmento de radares e de sensores para segurança.

O executivo disse que a empresa está avaliando quais soluções de segurança civil poderiam se adequar às diferentes necessidades desses eventos esportivos, mas acredita que algumas de suas soluções terão chances de ser escolhidas, tanto nesses projetos como em outros eventos. Com quase 13 mil funcionários, sendo sete mil engenheiros, a Saab faturou US$ 4 bilhões em 2010.

“A partir do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro, em São Bernardo, projeto que foi encabeçado pela Saab, podemos também adaptar soluções existentes e desenvolver projetos sob demanda, com ótima relação custo-benefício e em conjunto com a indústria brasileira”, disse o presidente da companhia sueca.

A Saab, de acordo com o executivo, tem muito conhecimento na área de integração de sistemas sofisticados, que utilizam tecnologia de fusão de dados, e pode ser parceira da indústria brasileira de aviação e de defesa em projetos como o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) e o Sisgaaz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), que estão entre as prioridades do governo na área de defesa.

Para esses projetos, a Saab conta com experiência em sistemas integrados de comando, controle, inteligência e comunicações. “Nossa expertise se encaixa na experiência da Embraer, especialmente na integração de trabalho e no domínio aéreo”, afirmou. Buskhe comentou que a empresa está participando da concorrência internacional aberta pela Embraer para o fornecimento do sistema de contra medidas eletrônicas do avião de transporte militar KC-390.

Desde 2001, a Saab mantém uma parceria com a Embraer na área de sistemas aéreos de alerta antecipado. A empresa forneceu para a Embraer o radar de vigilância Erieye, que foi integrado na aeronave ERJ-145, fornecida para a FAB. Essa aeronave também foi exportada para o México e a Grécia.

O executivo ressalta que não vê o Brasil apenas como cliente, mas como parceiro. “Em uma parceria de iguais, teríamos capacidade de transferir tecnologia com acesso incomparável, permitindo autonomia e aumento da segurança nacional, tanto para o Brasil como para a Suécia”, disse o executivo referindo-se ao caça Gripen NG que participa da concorrência F-X2.

Sobre o adiamento da compra de caças no Brasil, Buskhe disse que entende a posição do governo brasileiro, que deve tomar a decisão quando melhor lhe convém e que não pretende fazer nenhuma alteração da proposta original que a empresa fez para o programa.

A proposta de transferência de tecnologia para o Brasil, segundo o diretor regional de exportação do Gripen para as Américas, Fredrik Gustafson, prevê uma compensação superior a 175% do valor contratual em cooperação industrial.

A primeira parceria com a indústria brasileira começou em agosto de 2009, depois que a Saab contratou um consórcio de empresas para o desenvolvimento da fuselagem traseira e central do Gripen NG, assim como as asas e as portas principais do trem de pouso da aeronave.

Gustafson destacou que, além da capacidade de integração de sistemas, considerada uma das partes mais importante no desenvolvimento de um caça, a Saab tem controle sobre a fabricação de todos os sensores e do software de guerra eletrônica do Gripen e é responsável pelas licenças de fabricação dos componentes importados.

“Não precisamos de aprovação do Congresso americano para comprar os motores do Gripen. Falamos diretamente com os fornecedores. Nossos clientes na África do Sul, Tailândia e República Tcheca nunca tiveram problemas”, afirmou. O executivo disse que cerca de 80% dos motores das aeronaves da FAB são de origem americana. Fonte: Valor Econômico



10/outubro/2011 - NBAA: Programa Legacy 500 avança

Concepção artística do novo jato executivo Legacy 500 da Embraer.

A Embraer anunciou hoje, durante coletiva de imprensa realizada na 64ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) dos Estados Unidos, que o programa de desenvolvimento do jato Letacy 500, da categoria midsize continua avançando, com três protótipos atualmente na linha de produção.

A asa e a fuselagem do primeiro protótipo foram juntadas e a instalação dos sistemas avança. A montagem dos estabilizadores vertical e horizontal, porta da cabine, leme e profundor está em fase final. Os motores Honeywell HTF7500E e o cone de cauda já foram recebidos pela Embraer.

“Por meio da estratégia multi-instalações da Embraer para o programa industrial do Legacy 500, conseguimos fabricar e juntar as seções da fuselagem do segundo protótipo poucas semanas após a junção da fuselagem do primeiro avião”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva. “O segundo protótipo sera usado durante as fases de testes de desenvolvimento, em solo e em vôo, que contarão com a comprovada experiência da Embraer no projeto de outros aviões comerciais e executivos.”

O sistema de deslocamento das superfícies móveis da asa e outros componentes estruturais e sistemas também estão sendo instalados. Os primeiros segmentos estruturais do terceiro protótipo estão em fase final de montagem e a fuselagem deverá estar concluída até o final deste ano.

As bancadas de ensaios estão em funcionamento, incluindo o Iron Bird, que já realizou mais de 1.400 horas de testes no sistema de comandos eletrônicos de vôo (fly-by-wire). Os pilotos do Legacy 500 ficarão positivamente impressionados com o espaço e conforto proporcionados pelo sistema fly-by-wire e a ergonomia da cabine de pilotagem espaçosa com foco no piloto. Os aviônicos integrados Rockwell Collins Proline Fusion® foram selecionados devido à avançada tecnologia e amplos monitores.

Requisitos robustos de projeto, utilização de tecnologia de última geração e rigorosos processos de controle de qualidade contribuem para que produção dos protótipos do Legacy 500 seja única e aconteça paralelamente ao desenvolvimento da aeronave pela Empresa e seus parceiros e fornecedores.

Para validação da engenharia e projeto do interior, a Embraer construiu um modelo em tamanho real do Legacy 500, incluindo cabines de pilotagem e de passageiros, com aproximadamente 90% dos componentes reais da aeronave. O Legacy 500 tem capacidade para até 12 passageiros em uma cabine sem rebaixos com 1,82 metro de altura. Assentos premium terão apoio para as pernas, abas flexíveis para descanso da cabeça, suporte lombar com acionamento elétrico e sistemas de aquecimento e massagem, características únicas em sua categoria. Cada par de assentos poderá ser utilizado como uma cama horizontal.

Atualmente, mais de 800 engenheiros da Embraer trabalham para certificar a aeronave na ANAC (Brasil), FAA (EUA) e EASA (Europa). Uma pequena alteração no cronograma do programa foi feita e o primeiro vôo do Legacy 500 postergado em três a seis meses. A revisão do cronograma deve-se a tarefas adicionais no sistema fly-by-wire e a Empresa está acompanhando o assunto junto ao fornecedor. Com o objetivo de iniciar as entregas apenas um a dois meses após o planejamento inicial, a intenção é acelerar o programa de ensaios. Fonte: Cavok



10/outubro/2011 - NBAA: Embraer dá as boas vindas a Jackie Chan ao Legacy 650

O jato executivo Legacy 650 da Embraer.

A Embraer anunciou hoje que o renomado artista de cinema Jackie Chan em breve fará parte da família de operadores do Legacy 650 e será o embaixador dos jatos executivos da Embraer. A novidade foi revelada hoje durante coletiva de imprensa realizada na 64ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) dos Estados Unidos, em Las Vegas, Estado de Nevada. Jackie Chan marcou presença por meio de um vídeo, pois não pôde comparecer ao evento devido a outros compromissos pré-agendados.

Nascido em Hong Kong, Jackie Chan é mundialmente conhecido e respeitado pelo sucesso em vários filmes, engajamento em causas filantrópicas globais e divulgação da cultura chinesa em todo o mundo.

O ator Jackie Chan, escolhido pela Embraer para ser o embaixador do Legacy 650 nos EUA.

“Estamos muito satisfeitos por Jackie Chan se tornar o mais novo membro da nossa família Legacy 650 e orgulhosos por ele ter total confiança em nosso jato para atender suas necessidades de produtividade, conforto e privacidade”, disse Ernest Edwards, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “A vigorosa personalidade, espírito inovador e compromisso com a sociedade de Jackie reforçam os valores principais da Embraer: pessoas, clientes, excelência, inovação, presença global e um futuro sustentável. Seu prestígio mundial o torna o embaixador ideal para os jatos executivos da Embraer.”

“O Legacy 650 da Embraer é uma aeronave perfeita devido à sua combinação de ampla e confortável cabine, longo alcance, modernos aviônicos, eficiência operacional e excelente confiabilidade. Espero em breve voar nesta maravilhosa aeronave”, disse Jackie Chan. “A China se tornou um importante mercado para a aviação executiva e tenho a honra de fazer parte das iniciativas da Embraer em meu país. Não tenho dúvidas que a Embraer será uma das principais empresas no mercado de jatos executivos chinês com sua completa linha de produtos, incluindo o Legacy 650 e o Lineage 1000.”

O Legacy 650, da categoria large, tem alcance de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) e pode voar sem escalas de Beijing (China) para Dubai (Emirados Árabes Unidos) ou de Hong Kong (China) para Adelaide (Austrália), com quatro passageiros e condição NBAA IFR. Os aviônicos Honeywell Primus Elite™ no estado-da-arte aumentou consideravelmente o alerta situacional e a segurança de vôo. Três amplas e distintas regiões de cabine, uma área para preparo de alimentos (galley) totalmente equipada e o maior compartimento de bagagem acessível em vôo da categoria são destaques adicionais. O Legacy 650 também oferece um ambiente ideal de trabalho para executivos, com ferramentas modernas como conexão Wi-Fi.

Desde a entrada da Embraer no mercado de aviação executiva em 2001, a última década levou os jatos executivos da Embraer a serem uma marca reconhecida como uma das melhores opções no mercado de aviação executiva. A Empresa é hoje a única a oferecer uma completa linha de jatos executivos, desde aeronaves entry level até ultra-large, que são bem-aceitas por clientes em todos os continentes. Em 2010, a Embraer foi responsável por 19% de todas as entregas de jatos executivos no mundo.

Sobre a Jackie Chan

Nascido em Hong Kong, China, em 1954, Jackie Chan, incialmente chamado Chan Kong-sang, é um artista e filantropo de renome mundial. Ao longo das últimas décadas, a dedicação de Jackie ao cinema tornou-o conhecido internacionalmente, com inúmeros filmes de sucesso na China e em outros países. Ele é um reconhecido mundialmente como o mais infuente artista de cinema de kung fu chinês. Nos últimos anos, Jackie Chan mudou o foco da sua atuação para causas relacionadas à caridade, dedicando seu tempo livre a crianças, idosos e pessoas necessitadas. Como reconhecimento pelas suas contribuições sociais, Jackie foi premiado por diversos institutos públicos, incluindo “uma das 48 pessoas mais filantrópicas na Ásia” da revista Forbes Ásia, em 2010, e nomeado Embaixador Internacional da Boa Vontade pela UNICEF/UNAIDS, em 2004. Para melhor apoiar as suas ações sociais, Jackie criou a Fundação de Caridade Jackie Chan, a Fundação Coração do Dragão e a Fundação Beijing de Caridade Jackie Chan em 1988, 2004 e 2008, respectivamente. Como um dos cidadãos chineses mais conhecidos no mundo, Jackie Chan também tem compromisso com a promoção da cultura chinesa ao redor do mundo. Jackie foi nomeado Embaixador da Boa Vontade para os Jogos Olímpicos de 2008, em Beijnig, e Embaixador Promocional para a Shanghai World Expo 2010. Fonte: Cavok



10/outubro/2011 - Dilma busca na Turquia parceria em jato militar

O veículo aéreo não-tripulado Anka, desenvolvido e fabricado na Turquia pela TAI, e que está chamando a atenção do Brasil. (Foto: TAI)

Com o objetivo de conquistar maior autonomia em setores militares considerados como fundamentais e não ficar dependente de fornecedores estrangeiros, o governo brasileiro parte em busca de acordos estratégicos para a coprodução de jatos de guerra e aviões não tripulados. Na semana passada, o governo de Dilma Rousseff aproveitou a viagem à Turquia para lançar as bases de projetos militares que serão desenvolvidos com Ancara nos próximos anos.

Dilma já havia mencionado a ampliação da frota aviões não tripulados para o monitoramento das fronteiras, como a da Amazônia, e o tema fez parte da campanha eleitoral. Há poucas semanas, a Polícia Federal colocou em operação o primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado, conhecido como Vant. Nos cinco primeiros dias de uso, rastreou mil quilômetros de fronteira com Argentina e Paraguai, principalmente em busca de informações sobre o tráfico de drogas.

Mais recentemente, o Palácio do Planalto aprovou uma série de benefícios de taxas aduaneiras e incentivos para o setor de defesa, também com a meta de fortalecer a produção nacional.

Autonomia

Com os turcos, as conversas entre Dilma, o presidente Abdullah Gul e o ministro da Defesa, Celso Amorim, chegaram a um entendimento de que ambos os países procuram maior autonomia militar.

Um dos principais projetos é o do veículo não tripulado, uma iniciativa dos turcos que até agora compravam a tecnologia de Israel. “Nosso objetivo é o de desenvolver um produto nacional e poucos países estão sendo convidados para fazer parte”, explicou o embaixador da Turquia no Brasil, Ersin Erçin. “O Brasil é um dos parceiros que queremos ter nessa fabricação”, disse.

O Brasil também está interessado em participar do novo caça que a Turquia pretende fabricar. Um modelo já está em estudo numa parceria com a Coreia do Sul.

Outro projeto é a construção de um avião de combate, algo que apenas poucos países hoje têm. “Estamos formando um consórcio para essa fabricação e queremos o Brasil envolvido no projeto”, contou o embaixador, indicando que a reunião da semana passada chegou a um entendimento de que esse projeto irá adiante. Uma das opções seria a de usar parte da tecnologia já desenvolvida pela Embraer.

Da parte dos turcos, o acordo também é visto como estratégico. Desde a adesão da Turquia à Otan, o setor de defesa do país foi sucateado, já que o governo americano decidiu doar armamentos por anos para Ancara. Se não bastasse, os turcos passaram a comprar novas tecnologias de Israel, entre elas a de aviões não tripulados. Hoje, 50% das armas turcas são de fabricação nacional. A meta é que, em 20 anos, 80% do arsenal – aviões e equipamentos – sejam turcos. Fonte: O Estado de São Paulo – Jamil Chade



10/outubro/2011 - Helicóptero colide com outro durante pouso no aeroporto de Carauari, AM

Hélice da aeronave Esquilo tocou em rotor da cauda de um BO-105. Ninguém ficou ferido. Investigações sobre acidente começam amanhã.

Um helicóptero modelo Esquilo colidiu com outro, modelo BO-105, no aeroporto de Carauari, a 788 km de Manaus. O acidente ocorreu na tarde deste domingo, por volta das 17h. Duas pessoas estavam na aeronave - o piloto e um passageiro, mas não ficaram feridos.

O local serve de base para aeronaves que prestam serviços às empresas que atuam na extração de petróleo na base petrolífera de Urucu, em Coari, a 363 km da capital.

De acordo com o comandante do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa VII), tenente-coronel Carlos Frederico Schonhartd, a hélice principal do helicóptero Esquilo encostou acidentalmente na hélice da cauda do BO-105, no momento do pouso.

Depois do toque, a aeronave caiu na pista. Os nomes das duas vítimas, que não ficaram feridas, não foram divulgados. O comandante Carlos informou que técnicos do Seripa VII irão viajar a Carauari nesta segunda-feira (10) para dar início às investigações. Fonte: G1


09/outubro/2011 - [VIDEO] Apresentação do caça F/A-18 Hornet da Força Aérea Suíça no Sion Airshow 2011

Um ótimo vídeo da apresentação aérea de um caça McDonnell Douglas F/A-18 Hornet durante o Breitling Sion Airshow 2011, realizado na Suíça. O caça F/A-18 do Esquadrão 17 da Equipe de Demonstração Solo da Força Aérea da Suíça, estava sendo pilotado pelo Capitão Ralph “Deasy” Knittel. O belo vídeo foi produzido e editado por Yannick Barthe yannickbarthe.ch usando uma câmera Sony PMW 320 XDCAM EX para as tomadas externas e câmeras com lentes Contour GPS a bordo do Hornet, da flugvideo.ch. Coloquem em tela cheia e aumentem o volume. Fonte: Cavok



09/outubro/2011 - Lockheed está desenvolvendo winglets para aeronaves C-130 e C-5

Uma aeronave C-5 Galaxy decola da Estação Naval de Keflavik, Islândia. (Foto: Tech. Sgt. Justin D. Pyle / U.S. Air Force)

A Lockheed Martin está testando winglets e outras modificações para diminuir arrasto, reduzindo o consumo de combustível das aeronaves de transporte aéreo C-130 Hercules e C-5 Galaxy.

Com os testes em larga escala no túnel de vento concluídos, a Lockheed está fabricando um shipset de winglets para testes de vôo em um C-130, em 2012. A modificação poderia estar disponível tanto para retrofit como para novas aeronaves até 2014.

As análises computacionais e os testes de pequena escala em túnel de vento foram concluídos nos winglets para aeronave C-5. Os testes em larga escala do túnel estão previstas para 2012, levando para os testes de vôo em 2014 “caso o cliente esteja interessado”, diz Jack O’Banion, diretor de programas de desenvolvimento avançados da unidade da Lockheed em Marietta, Georgia.

Uma aeronave C-130J da Força Aérea dos EUA. (Foto: Lockheed Martin)

Os winglets de 5 pés de altura, são projetados para reduzir o fluxo de combustível em voo cruzeiro em 170 libras/hora no C-130J e “provavelmente mais” em versões mais antigas do Hercules, disse ele. Eles são projetados para ser montados em qualquer modelo C-130 proporcionando uma “vida útil maior” para a caixa central da asa. Isto possibilita uma margem estrutural extra para acomodar os winglets induzidos por cargas de flexão.

Os winglets para o C-5M tem 6 pés de altura e são projetadas para reduzir o fluxo de combustível em voo de cruzeiro em 1.100 libras/hora. Este está no topo da melhoria entre 8-20% em eficiência do consumo de combustível que já é alcançado com os novos motores turbofans General Electric CF6-80C2 de alto-bypass das versões modernizadas Super Galaxy, disse O’Banion, acrescentando que a asa já tem margem suficiente para acomodar as cargas dos winglets.

A Lockheed Martin em agosto testou em vôo uma modificação de redução de arrasto num C-130, compreendendo uma série de 36 geradores de vortex montados na parte traseira da aeronave. Estas pequenas “palhetas” ou microvanes alteram o fluxo de ar que passa sobre a estrutura eliminando o vórtice gerado próximo a aeronave e reduzindo o arrasto.

Os resultados ainda estão sendo analisados, mas as indicações iniciais são de que os “microvanes” devem reduzir o arrasto total em até 3,7%, disse O’Banion, reduzindo o consumo de combustível entre 2-3%. Não ocorreram alterações significativas na característica básicas de voo de aeronaves.

Os geradores de vórtice, montados em linhas na parte traseira da fuselagem, em cada lado da rampa de carga traseira, estão previstos para estar disponível até o final de 2012, para instalação prévia e retrofit dos modelos Hercules C-130J e versões anteriores.

Outra modificação de economia de combustível a ser estudada para os mais antigos C-130s é uma atualização para a versão mais recente dos motores turboélices Rolls-Royce T56 Serie 3.5, juntamente com uma hélice de oito pás NP2000 Hamilton Sundstrand.

Para o programa C-5 da Lockheed, também está sendo trabalhado uma limpeza de arrasto que é esperado para melhorar a eficiência de combustível em 2-3%. Isso pode incluir novas vedações nos controles de vôo para minimizar vazamentos aerodinâmicos que causam arrasto e novas vedações no sistema de pressurização para reduzir a sangria de ar sob demanda nos motores e, assim, melhorar sua eficiência no consumo de combustível.

Além disso, o equipamento instalado no C-5 ao longo do tempo – como sistemas de defesa – seria limpo para reduzir o arrasto parasita. ”Estamos no processo de liberar um programa detalhado para a Força Aérea, incluindo um case de negócios e os benefícios em potencial”, disse O’Banion.

As reduções de arrasto para as aeronaves C-130 e C-5 são parte de uma iniciativa da Força Aérea dos EUA para reduzir o seu consumo de combustível. Outros elementos incluem limpezas de arrasto nas aeronaves C-17 e KC-10 e nos motores da atualização da Boeing para o KC-135.

Fonte: Aviation Week – Cavok



09/outubro/2011 - [VIDEO] Decolagem do Boeing 747-400 em St. Maarten



09/outubro/2011 - Boeing divulga entregas de aeronaves militares no terceiro trimestre de 2011

Um caça F/A-18F Super Hornet fabricado pela Boeing para a Marinha dos EUA. (Foto: U.S. Navy)

A Boeing Defence, Space & Security divulgou suas entregas de aeronaves militares no terceiro trimestre de 2011, incluindo 28 aviões e helicópteros até o dia 30 de setembro, composto por 13 aeronaves F/A-18E/F e EA-18Gs, seis helicópteros CH-47F e MH-47G Chinooks, quatro aviões de transporte C-17, três caças F-15 e duas aeronaves de alerta aéreo antencipado 737 AEW&C (esses dois últimos para Coreia do Sul).

As entregas do terceiro trimestre fizeram com que a Boeing entregasse no ano 85 aeronaves militares até a data, incluindo 38 jatos F/A-18E/F e EA-18Gs, 22 helicópteros CH-47F e MG-47G Chinooks, 11 aviões de transporte C-17, 11 caças F-15s, e um avião tanque 767. Fonte: Cavok



09/outubro/2011 - Aviação executiva da capital paulista migra para Jundiaí, SP

Número de passageiros e aeronaves triplicou em cinco anos.
Pilotos e passageiros explicam que o aeroporto é perto e prático.

Da Agência Estado

Com o esgotamento das pistas de Congonhas e do Campo de Marte, a aviação executiva em São Paulo está mudando de endereço: o Aeroporto de Jundiaí, a 60 km da capital. Com uma só pista e sem terminal, o número de passageiros e aeronaves triplicou em cinco anos e transformou o antigo aeroclube em uma opção viável para quem tem aviões de pequeno porte e helicópteros.

No ano passado, foram 78 mil pousos e decolagens em Jundiaí, mais que o dobro das operações de aviação executiva em Congonhas (34 mil) e 63% do movimento total do Campo de Marte. Pilotos, empresários e passageiros têm a mesma explicação: o Aeroporto de Jundiaí é perto e prático, fica aberto 24 horas e até o pernoite dos aviões particulares sai mais barato.

O Aeroporto de Congonhas - limitado a quatro operações por hora para jatos executivos e helicópteros - não comporta mais a demanda executiva. "Demora para autorizar o pouso, demora na fila da decolagem. Todo dia um avião tenta pousar em Congonhas, não consegue e segue para cá", conta o piloto Antônio Vanderlei Gomes, que trabalha para um empresário paulistano que deixa o avião em Jundiaí.

A cidade não tem horário de pico, embora o sobe e desce de aeronaves fique mais visível nas manhãs e na sexta à tarde. Quando os aeroportos paulistanos fecham por causa de chuva e neblina, é para Jundiaí que os jatos convergem. "Se em São Paulo (o tempo) está ruim, aqui está bom", diz a gerente do hangar da Colt Aviation, Raquel Reis. Fonte: G1



08/outubro/2011 - TAM MRO espera crescer 20% ao ano até 2016

A TAM MRO pretende crescer 20% em média por ano até 2016. Para alcançar esse objetivo, a unidade de negócios quer aumentar a receita com serviços prestados a clientes externos, aprimorar processos e sistemas e buscar parceiros estratégicos alinhados ao seu plano de negócios.

“Estamos empenhados em ampliar nossa estrutura e capacidade e a estimular o nosso crescimento como unidade de negócios independente da TAM. Atualmente, os serviços de manutenção aeronáutica para terceiros já respondem por 15% do faturamento total. Esperamos que esta participação supere 40% até 2016”, afirma Luiz Gustavo Silva, diretor executivo, que responde diretamente à holding TAM S/A, presidida por Marco Antonio Bologna.

De janeiro e agosto deste ano, a TAM MRO realizou 80 checks e cerca de 76 mil reparos de componentes em 20 diferentes oficinas. No mesmo período, o atendimento a terceiros, em número de checks realizados, já cresceu 240% na comparação com o mesmo período de 2010.

O setor de reparos e manutenção preventiva de aeronaves movimenta quase US$ 2 bilhões por ano na América Latina. Diante da perspectiva de crescimento do setor, a unidade prepara-se para garantir estrutura suficiente para atender ao aumento da demanda. Para isso, lançará, no próximo ano, projetos para ampliar sua capacidade produtiva. Destaque para a construção de novos hangares de alta produtividade e de novas oficinas em São Carlos.

Em setembro foi inaugurado um novo hangar de 2.450 metros quadrados, com capacidade para atender uma aeronave narrow body (avião para voos domésticos, com corredor único). Desde a sua inauguração, há 10 anos, a unidade de negócios já recebeu mais de R$ 200 milhões em investimentos. Fonte: Jornal do Turismo



08/outubro/2011 - Pluna anuncia voos domésticos no Chile em 2012

A Pluna operará, em 2012, voos domésticos no Chile com pelo menos três rotas unindo Santiago e as cidades de Antofagasta, Calama e Conceição. A operação, prevista para o primeiro trimestre do próximo ano, oferecerá aos passageiros chilenos voos diários e conexões a partir de Montevidéu (Uruguai) a nove destinos no Brasil, três na Argentina e um no Paraguai, ocasionando em uma quarta frequência diária entre Montevidéu e Santiago. Estes voos no Chile permitem que a Pluna continue a projetar seu crescimento, que durante o primeiro semestre de 2011 chegou a 53% na região e a 95% em voos em Santiago durante o mesmo período. Chile e Uruguai têm um tratado de céus abertos que permite a Pluna operar voos domésticos no país. Fonte: Mercados e Eventos



07/outubro/2011 - Companhia vende passagens para a Europa por US$ 599

Desta sexta-feira até segunda, é possível comprar passagens aéreas para a Europa com tarifas a partir de US$ 599 ida e volta em classe econômica pela Lufthansa, com saídas do Rio de Janeiro, e a partir de US$ 699, com saídas de São Paulo. Segundo a empresa, a promoção é válida apenas para compras efetuadas pela internet.

Os destinos incluem Frankfurt e Berlim, na Alemanha, Viena, na Áustria, Praga (República Tcheca), Madri e Barcelona (Espanha), Roma e Milão (Itália), de acordo com a companhia. O valor é válido para embarque de 30 de outubro a 30 de novembro no Rio de Janeiro e de 15 de outubro a 30 de novembro com saídas de São Paulo.

Segundo comunicado da empresa, a partir do dia 30 de novembro a Lufthansa começa a ter cinco voos semanais entre o Rio de Janeiro e Frankfurt, além dos voos partindo de São Paulo para Munique e Frankfurt. Fonte: Terra



07/outubro/2011 - Azul recebe 1a aeronave ATR 72-600 para América Latina

A Azul recebeu hoje, em Toulouse, na França, a primeira aeronave modelo ATR 72-600 para a América Latina. A cerimônia aconteceu na fábrica da ATR e contou com as presenças do presidente da aérea, Pedro Janot, e do presidente da fabricante, Felippo Bagnato.

Batizada de Azul Tango Romeo, o avião dá início a série de 30 aeronaves encomendadas pela Azul até 2015 e deve entrar em operação em novembro. A expectativa é que até o final do ano, mais dois ATR72-600 sejam incorporados à malha. A companhia tem ainda mais dez opções de compra do novo modelo.

Com a introdução desses turboélices, a Azul é a segunda aérea no mundo a receber a mais moderna aeronave do modelo e continuará expandindo as operações regionais, que hoje são servidas por uma frota de oito ATR 72-200. Esses aviões serão gradativamente devolvidos à fabricante na medida em que os ATR 72-600 chegarem.

Para o fundador e presidente do Conselho de Administração da companhia, David Neeleman, as novas aeronaves permitirão que a empresa expanda as operações regionais de forma a tornar a aviação comercial mais acessível aos brasileiros. “Estamos muito felizes em apresentar o novo modelo da ATR, que se encaixará perfeitamente na missão de expandir nossas operações em termos de freqüência e baixo custo.” Fonte: Panrotas



07/outubro/2011 - Obra no aeroporto de Tabatinga (AM) finda em dezembro

As obras de recapeamento da pista de pouso e decolagem, da pista de táxi e do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Tabatinga (AM), cujo investimento é de R$ 15,7 milhões, têm o encerramento previsto para dezembro deste ano.

As melhorias são realizadas em toda extensão da pista e têm como objetivo garantir o nível de segurança das operações e pouso e decolagem.

A pista de Tabatinga possui 2,1 mil metros de comprimento por 32 metros de largura. Em razão da obra, a cabeceira da pista precisou ser deslocada em 450 metros. Entretanto, a mudança não afetou as operações do aeroporto. Os serviços contemplam também a aplicação da sinalização horizontal (pintura) em todas as áreas.

De acordo com o superintendente da Infraero na Regional do Noroeste, Rubem Lima, as obras de recapeamento das pistas e do pátio de Tabatinga são importantes para manter o nível de operacionalidade dentro dos padrões exigidos. Lima também ressaltou a posição estratégica do aeroporto. “Em 2014, durante a realização da Copa, o terminal servirá como porta de entrada para os países de fronteira – Peru e Colômbia – no Brasil.” Fonte: Panrotas


07/outubro/2011 - Iberia lança empresa aérea low cost em 2012

Com início das operações previstas para o verão europeu de 2012, a Iberia Express será a nova companhia aérea espanhola a voar naquele continente. O Conselho de Administração da Iberia aprovou ontem a criação de sua empresa própria de baixo custo, baixa tarifa, a Iberia Express. Segundo comunicado da empresa, a nova aérea não afetará os acordos mantidos pela Iberia com a Vueling e Air Nostrum, parceiras que operam dentro do baixo custo, baixa tarifa.

A Iberia Express deverá operar rotas de curto e médio curso, contando inicialmente com quatro aviões A320 e previsão de 13 aeronaves até o final de 2012. A empresa nasce com quadro de 500 funcionários e o objetivo de ter custos de operação menores que “o deficitário negócios de curta e média distâncias da Iberia”, segundo o comunicado. O que diferenciará a empresa de outras “low cost”, segundo a Iberia, será a operação com duas classes: business e turista. Fonte: Panrotas


07/outubro/2011 - Ethiopian Airlines adquire quatro aeronaves de carga Boeing 777F

Concepção artística do Boeing 777F (cargueiro) nas cores da Ethiopian Airlines. (Foto: Boeing)

A Boeing e a Ethiopian Airlines anunciaram uma encomenda de quatro aeronaves Boeing 777F (cargueiros), tornando a Ethiopian Airlines a primeira operadora Africana a encomendar o cargueiro bimotor. A compra está avaliada em aproximadamente US$ 1,1 bilhões pelos preços de tabela e foi anteriormente atribuído a um cliente não identificado no site da Boeing.

“Como a maior operadora africana numa das rotas de comércio que mais rapidamente crescem no mundo – entre África e Europa, Oriente Médio e Ásia - a frota de novos cargueiros 777 vai melhorar significativamente a nossa gama de tonelagem e capacidade para atender longas distâncias”, disse Tewolde Gebremariam, CEO da Ethiopian Airlines.

A Ethiopian Airlines foi a primeira a operar o modelo 777-200LR (agora com cinco em sua frota) e a primeira a encomendar o Boeing 787 Dreamliner na África, com uma encomenda de 10. A companhia opera atualmente uma frota toda com aeronaves Boeing, incluindo os modelos 737, 757, 767 e 777 em serviço de passageiros e um 757, MD11 e 747 em operações de carga. Fonte: Cavok



07/outubro/2011 - Brasil negocia participação em projetos militares com Turquia

O projeto KC-390 da Embraer será discutido com empresas aeroespaciais da Turquia. (Foto: Embraer)

A Turquia, aonde a presidente Dilma Rousseff chegou ontem à noite, negocia com o Brasil parceria nos campos naval e aeronáutico. As conversas com o país, membro da Otan (aliança militar ocidental), estão a cargo do ministro da Defesa, Celso Amorim.

Dois projetos em especial devem ser tratados hoje na reunião de Amorim com o colega turco, Ismet Yilmaz, em Ancara: uma participação turca no desenvolvimento do cargueiro militar KC-390, da Embraer, e uma contribuição brasileira no desenvolvimento de caças para a Turquia.

Para Amorim, Brasil e Turquia devem aproveitar o fato de serem “duas potências emergentes, que compartilham visões políticas semelhantes e possuem nível de desenvolvimento tecnológico similar”.

“A indústria de defesa turca é muito desenvolvida e possui larga experiência em joint-ventures e em absorção de tecnologias. Essa experiência pode ser muito útil ao Brasil”, disse à Folha.

O KC-390 é um avião de transporte militar, que pode substituir, no mercado internacional, o americano Hércules C-130, da década de 50. A FAB (Força Aérea Brasileira), que estabeleceu os requisitos do KC-390, já anunciou querer comprar 28 aviões.

O projeto do cargueiro já tinha virado moeda de troca na licitação para a compra de caças pelo Brasil, que se arrasta há anos. A França foi a primeira a acrescentar a promessa de compra de dez unidades do KC-390 se o Brasil optasse pela compra do caça Rafale. A americana Boeing e a sueca Saab também adicionaram o tema às suas propostas.

A Turquia está estudando uma parceria com a Coreia do Sul para um novo caça de quinta-geração. (Foto: KAI)

O Brasil tem interesse em participar do desenvolvimento turco de caças de quinta geração -mais modernos do que a FAB deve adquirir por meio da concorrência. O que o país tem a oferecer é a experiência da Embraer na área de aerodinâmica.

Amorim, no entanto, descartou a possibilidade de conversar com o homólogo turco sobre “temas de responsabilidade do Itamaraty”, como a segurança no Oriente Médio, o processo de paz entre israelenses e palestinos ou mesmo o programa nuclear do Irã. Hoje, Amorim acompanha Dilma em encontro com o presidente turco, Abdullah Gül. Fonte: Folha de São Paulo – Isabel Fleck



07/outubro/2011 - Azul transporta 72 mil paxs em Aracaju em um ano

A Azul completou um ano de operações em Aracaju. No período, foram transportados 72 mil clientes. Dois voos diários saem da capital de Sergipe para Campinas (SP), sendo que um sem escala e outro com escala em Maceió. Fonte: Panrotas


06/outubro/2011 - Embraer e GECAS fecham contrato para mais seis E-Jets

A Embraer e a GE Capital Aviation Services (GECAS), empresa de leasing e financiamento de aeronaves da General Electric, assinaram um contrato para a compra de seis jatos EMBRAER 190, incluindo seis opções e direitos de conversão para o EMBRAER 195. O valor do negócio, que será incluído na carteira de pedidos (backlog) da Embraer referente ao quarto trimestre de 2011, totaliza USD 256,8 milhões, referido a preço de lista, e poderá dobrar, caso todas as opções sejam confirmadas. As entregas destas aeronaves serão iniciadas no quarto trimestre de 2012.

Este novo contrato é uma expansão do acordo para dois jatos EMBRAER 190, anunciado em junho deste ano durante o Paris Air Show, que está incluído no backlog da Empresa referente ao terceiro trimestre de 2011. A GECAS tem atualmente 93 E-Jets de todos os modelos, operados via leasing por 15 empresas aéreas em todo o mundo, e seu portfólio chega agora a 101 E-Jets.

“É gratificante ver a GECAS aumentar seu portfólio de E-Jets”, disse Paulo Cesar de Souza e Silva, Vice-Presidente Executivo Aviação Comercial. “A GECAS é um antigo cliente e parceiro da Embraer e tem tido um papel importante na expansão da base de clientes de E-Jets por meio da sua extensa rede global.”

“As frotas dos nossos clientes necessitam de ajustes continuamente. Por isso, é importante termos um portfólio completo, com as aeronaves mais demandadas, para atender aos diferentes requisitos”, disse Norm Liu, Presidente e CEO da GECAS. “Continuamos acreditando em uma forte demanda pelos E-Jets da Embraer, na medida em que empresas aéreas do mundo inteiro expandem seus vôos sem escala. Esta encomenda permite à GECAS ajudar estas empresas a aumentarem suas frotas com a flexibilidade operacional e financeira do leasing. Construímos uma extensa base no segmento regional e continuaremos crescendo com estes clientes.”

A GECAS, empresa de leasing e financiamento de aeronaves comerciais da GE, tem uma frota de mais de 1.750 aeronaves próprias e gerenciadas, operadas por aproximadamente 245 companhias aéreas em 75 países. A empresa oferece diversos modelos de aviões e opções de financiamento, incluindo leasing operacional e financiamento por débito securitizado, e também desenvolve soluções para aumento da produtividade, tais como leasing de motores e financiamento e gerenciamento de peças de reposição. A GECAS, uma unidade da GE Capital, possui escritórios em 24 cidades em todo o mundo. Fonte: Cavok



06/outubro/2011 - Força Aérea da Ucrânia vai receber três aeronaves de transporte An-70

A Força Aérea da Ucrânia vai receber em breve três novas aeronaves Antonov An-70.

A Força Aérea da Ucrânia vai receber três aviões de transporte militar An-70, disse na quarta-feira o Ministro da Defesa Mikhaylo Yezhel. O primeiro avião será entregue ”num futuro muito próximo”, disse ele.

Questionado sobre se a Ucrânia seria capaz de fabricar um An-70 sem a Rússia, o ministro disse: “Ela já está fazendo isso.”

Ele ressaltou, no entanto, que não quis dizer produção em série e esta era uma questão não do Ministério da Defesa, mas da fabricante Antonov design bureau.

O An-70 é um avião de transporte militar turboélice de médio alcance desenvolvido pela Antonov Design Bureau da Ucrânia. A empresa Antonov havia primeiramente testado um protótipo do An-70 em 1994, mas a falta de verbas e diversas disputas políticas entre Moscou e Kiev impediram a produção em série.

A Antonov decidiu avançar com auto-financiamento. O primeiro avião foi perdido durante o seu quarto vôo em fevereiro de 1995 numa colisão aérea que matou os sete tripulantes.

Em 2002, a Rússia e a Ucrânia concordaram num acordo de produção partilhada em 50-50 dos riscos, mas em abril de 2006, a Rússia anunciou a sua retirada completa do projeto.

Fonte: RIA Novosti - Cavok



06/outubro/2011 - [VIDEO] Correio Aéreo Nacional e Sadia Transportes aéreos anos 60 e 70



06/outubro/2011 - Modernizações para manter os B-52s voando até 2040

Com novas modernizações, os bombardeiros B-52 da USAF devem continuar voando até 2040.

Os veneráveis bombardeiros Boeing B-52 Stratofortress que a mais de meio século estão em serviço operacional da Força Aérea dos EUA estão passando pela maior modernização já realizada, as quais devem manter os 76 jatos voando por mais três décadas.

“O B-52, enquanto na tarefa de bombardeiro, ainda tem uma missão nuclear em combinação com o Míssil Cruzeiro Lançado do Ar (ALCM)”, disse o major-general William Chambers, o diretor de integração nuclear e dissuasão estratégica para Força Aérea.” A atualização contínua de produtos eletrônicos do B-52 e do esforço que temos em andamento para um novo míssil de cruzeiro são exemplos de onde nós estamos pegando os sistemas muito antigos e tornando eles duráveis por muito mais tempo.”

As três atualizações planejadas no total são:

  • O programa CONECT que vai colocar um backbone digital e uma suíte de comunicação para o avião que atualmente grande parte está em analógico.
  • Uma nova arquitetura de barramento de dados 1760 que permitirá que a antiga aeronave possa lançar modernas armas inteligentes de seus compartimentos internos.
  • Um novo radar estratégico irá substituir o antiquado sistema radar do B-52 da década de 1960.

Na última década, o B-52 foi equipado com o pod de designação Litening, que permite que os membros da tripulação possam designar os seus próprios objetivos e enviar o vídeo para estações terrestres.

Os vários upgrades aumentaram a capacidade e tornaram a operação do B-52 mais fácil – e, em alguns casos, mais barata – conseguindo manter uma aeronave com vários subsistemas e peças que já deixou de ser produzido há muito tempo.

“A estrutura em si é muito sólida, muito confiável”, com vida suficiente nele que possibilita que possa voar até 2040, disse o tenente-general James Kowalski, comandante do Comando da Força de Ataque Aéreo Global dos EUA.

A Força Aérea ainda possui uma abundante oferta de motores, disse ele.

BACKBONE DIGITAL

As tripulações terão uma maior facilidade para trocarem informações internamente e externamente nas aeronaves B-52.

Hoje as tripulações do B-52 dependem da comunicação entre as aeronaves para passar detalhes de armas e dados de vôo dentro e para fora de suas aeronaves. O CONECT pretende substituir a voz com um datalink máquina a máquina mais rápido e mais seguro, disse Jim Kroening, gerente de desenvolvimento de programas do B-52 da Boeing.

Com base no Microsoft Windows, o novo sistema distribuiu os dados numa rede de alta velocidade que irá adicionar um link-16 com capacidade de visada, novos rádios baseados em protocolo de Internet, sistema de formato de mensagem variável e novos equipamentos de comunicações por satélite, disse Kroening.

A equipe também terá mapas em movimento com telas coloridas que juntam dados de fontes externas, apresentando as informações num formato mais simplificado.

“É uma enorme capacidade de consciência situacional”, disse ele.

Kroening disse que o CONECT concluiu todos testes, mas ainda necessita de mais dois testes de vôo. Ele irá passar para fase de taxa de produção inicial baixa em junho, ele disse, com lotes de oito e 10 aeronaves, devendo ser completamente concluído até 2014, disse ele.

NOVO RADAR

Um novo radar AESA está sendo planejado para os bombardeiros B-52 da USAF. (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

O CONECT também é destinado a facilitar outras atualizações planejadas, incluindo um radar principal de busca de alvos para os aviões. O atual radar, que data de 1960, recebeu uma importante atualização anterior na década de 1980.

“Nós estamos continuando a avaliar o radar estratégico”, disse Kowalski. “O tempo médio entre as falhas continua a cair. Nós vamos ter que substituí-lo em algum momento.”

A Força Aérea está olhando para um radar já em produção, mas teria que ser reforçado para a missão nuclear. O modelo teria que possuir uma matriz de varredura eletrônica ativa (AESA), mas a USAF poderá ter que se contentar com um conjunto mecanicamente ativado devido a restrições orçamentais.

“Vai ser uma disputa de disponibilidade versus capacidade”, disse Kroening.

A competição está sendo esperada para o próximo ano, mas a redução dos riscos do trabalho já está bem encaminhada. Se tudo correr bem, o radar pode ser instalado na frota entre 2016 e 2018.

BARRAMENTO 1760

Com um novo barramento, o B-52 poderá transportar mais armas e com maior variedade dentro dos compartimentos internos.

A adição do hardware de barramento 1760 e o software relacionado permitiria que o B-52 possa transportar armas inteligentes dentro de seus compartimentos internos de armas, disse Cathy McClain, gerente de manutenção do B-52 na Boeing. Atualmente, a aeronave pode transportar armas de precisão apenas em seus pontos externos, o que limita a carga e aumenta o arrasto do avião, disse ela.

Os investimentos para a implantação do programa devem estar disponíveis nos próximos três meses, quando o trabalho deve começar a ser feito para valer. Em 2015, a aeronave poderá ser capaz de carregar em seu compartimento de bombas as Joint Direct Attack Munition (JDAM), Joint Air-to-Surface Missile Stand-off (JASSM) e o Miniature Air-Launch Decoy (MALD).

O incremento I permitirá que as tripulações possam carregar lançadores giratórios no compartimento interno com oito armas de um único tipo, disse McClain.

O incremento II vai duplicar o número de armas e vai permitir que elas sejam misturadas e combinadas, disse ela.

Também poderá adicionar a bomba de pequeno diâmetro de 250 libras, o que aumentaria ainda mais o número de armas disponíveis para a tripulação do B-52, disse ela.

A Força Aérea, disse ela, ainda não definiu uma data definitiva para o incremento operacional II.

A Boeing também está acrescentando o pod de designação Sniper no B-52, que vai oferecer para a aeronave mais flexibilidade ao utilizar os recursos disponíveis, disse McClain.

DISSUASÃO NUCLEAR

Atualmente, as duas plataformas de dissuasão nuclear da USAF são os bombardeiros B-52 e B-2, vistos voando juntos durante show aéreo nos EUA. (Foto: Staff Sgt Samuel Rogers / U.S. Air Force)

Embora projetado e construído numa época passada, o jato de oito motores forma uma parte vital da dissuasão nuclear dos EUA com o lançamento de mísseis, disseram oficiais da Força Aérea. Desde a conversão das aeronaves B-1 Lancer para uso de armas apenas convencionais, a USAF possui apenas outro bombardeiro com capacidade nuclear estratégica no inventário, que são os seus 20 bombardeiros stealth B-2 Spirits.

Como parte da Força Aérea planeja manter o relevante B-52 no seu papel nuclear, a Boeing foi convidada pela Força Aérea para apoiar um estudo de um novo míssil de cruzeiro lançado do ar, disse McClain. A competição vai exigir que a Boeing possa modificar o hardware e software do B-52 para poder aceitar dois projetos de mísseis de cruzeiro.

A arma resultante, chamado de Long Range Stand-off Missile, poderá ser lançada operacionalmente pelos bombardeiros B-52 e B-2, substituindo o antigo arsenal de ALCMs, disse Kowalski.

O novo míssil é parte da família de Sistemas de Ataques de Longo Alcance, que inclui as novas Bombas de Ataque de Longo Alcance e de Ataque Convencional de Prontidão Global, disse ele.

Furtivo, o novo míssil permitirá que o B-52 possa levar os ataques bem dentro do território inimigo, mesmo que com os radares e armas modernas significando que o antigo avião tenha que fazer isso com uma certa distância do alvo, disse Chambers.

“O programa foi lançado na forma de uma análise de alternativas”, disse ele. “Precisamos que o novo míssil de cruzeiro esteja em produção, em meados da década de 2020.”

A análise irá determinar se a nova arma também seria usada para missões convencionais, mas Chambers disse que agora, o serviço tem seus requisitos definidos corretamente. Fonte: AirForceTimes – Cavok



06/outubro/2011 - Infraero testa mudanças para reduzir ruídos perto do Aeroporto Santos Dumont

A fim de reduzir os ruídos dos aviões que decolam e pousam no Aeroporto Santos Drummond, no Rio de Janeiro,a Infraero decretou a mudança, em fase de testes a partir da segunda quinzena de outubro, de rota e angulação de aproximação das aeronaves, além do pedido para que elas voem mais alto. A informação foi anunciada hoje pela presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

Com a medida, espera-se que diminuam as queixas de moradores de bairros próximos ao aeroporto, como Santa Tereza, Flamengo, Centro, Urca, Laranjeiras, Glória e Botafogo, em relação ao barulho alto.

"Tínhamos notificado a Infraero, pedindo a redução do número de voos entre 6h e 8h e depois das 20h para o Santos Dumont. Mas a Infraero conseguiu uma liminar alegando que o Inea não teria poder para gerir esse assunto. Então, agora, a Infraero nos apresentou essa alternativa. Vamos continuar as medições que estamos fazendo em Botafogo e em Santa Teresa, que é o bairro mais crítico, para ver se esses procedimentos vão apresentar resultados positivos", explica Marilene. Fonte: Mercados e Eventos



06/outubro/2011 - Passageiros que utilizarem voos de conexão terão que pagar mais uma taxa

Não bastassem as altas taxas cobradas dos passageiros nos aeroportos, o Governo acaba de criar mais uma tarifa para os passageiros que utilizarem voos de conexão. Inicialmente o valor de R$ 7 será cobrado apenas dos usuários que utilizarem os aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos, tanto para embarques domésticos como internacionais. A iniciativa do governo é repassar este custo para as empresas aéreas que devem cobrá-la dos passageiros.

A justificativa para a cobrança é que estes aeroportos estarão sob concessão pela iniciativa privada e se referem a custos que a empresa vencedora teria que arcar para serviços prestados ao passageiro. Fonte: Mercados e Eventos



06/outubro/2011 - Aeronaves brasileiras têm em média 25 anos, diz Abag

A idade média da frota brasileira de aeronaves de aviação geral é de 25 anos, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de aviação Geral (Abag). Do total de aeronaves registradas no País, 52% estão na faixa de 21 a 40 anos. Outros 29% da frota possuem menos de 15 anos, o que indica, segundo a entidade, um processo de renovação. Somente 7% das aeronaves de aviação geral hoje registram idade acima de 40 anos.

"Um dado muito interessante e que também indica o crescimento da aviação executiva no Brasil é o fato de 14% da frota apresentar entre 1 e 5 anos de idade", avalia Francisco Lyra, presidente da ABAG.

O estudo mostra que os helicópteros e jatos vêm aumentando gradativamente a participação na frota brasileira. Nos últimos cinco anos, a cada mês, dois jatos novos e 5,4 helicópteros foram adicionados à frota nacional. Entre os helicópteros, cerca de 500 têm até cinco anos de uso, 177 entre 6 e dez anos e 299 entre 11 e 15 anos.

Os aviões a pistão são os que mais contribuem para o envelhecimento da frota. São mais de 3 mil aeronaves com mais de 30 anos. Já os turboélices passaram por uma forte renovação - 31% têm até dez anos de uso. Fonte: http://www.dgabc.com.br



05/outubro/2011 - Gol aumenta oferta entre São Paulo e Nordeste

A Gol anunciou uma nova frequência entre São Paulo e a região Nordeste. O voo, operado diariamente, ligará Guarulhos (SP) a Salvador, com escala em Ilhéus (BA). Os bilhetes para as novas opções já estão disponíveis para venda no site da Gol (www.voegol.com.br), através do call center da empresa ou de agências de viagens. Fonte: Panrotas



Nenhum comentário:

Postar um comentário