17/outubro/2011 - Trabalhadores dos aeroportos decidem paralisação para o dia 20 de outubro Veja + no link abaixo:: http://www.airfln.com.br/noticias.php Em assembléia realizada no aeroporto internacional de Brasília, os trabalhadores aeroportuários decidiram uma paralisação nos aeroportos que o governo federal anunciou sua privatização, sendo eles de Brasília, Campinas e Guarulhos. A paralisação revela a tendência de luta dos trabalhadores dos aeroportos contra a privatização. A paralisação de 48 horas ainda precisa ser aprovada nas assembleias que vão acontecer no dia 17 de outubro, em Cumbica, e no dia 18, em Viracopos, Campinas, mas o que tudo indica é que serão aprovadas por unanimidade devido ao descontentamento dos trabalhadores com a situação dos aeroportos e a privatização. Apesar de toda a demagogia feita nas eleições sobre política de não privatização, o governo de Dilma Roussef está levando a política de privatização dos aeroportos sem levar em conta a situação dos aeroportuários e está para entregar de bandeja para a iniciativa privada. Os aeroportuários contam com o agravante da burocracia sindical que atua em todos os momentos para desmobilizar os trabalhadores e apoiar a privatização. Desde o anúncio da privatização pelo governo federal a burocracia sindical, ligada ao PT (Partido dos Trabalhadores), agiu dizendo que o governo não iria privatizar e que o que está acontecendo seria um modelo de concessão e não privatização, entre muitas outras enrolações e traições contra os trabalhadores da Infraero. A traição é tão grande que o presidente da CUT Nacional, Arthur Henrique, disse “o projeto de privatização dos aeroportos para que o movimento sindical cutista possa fazer uma avaliação e também propor alternativas que garantam a qualidade, a segurança e amplo acesso da população aos serviços, além da preservação dos empregos e direitos trabalhistas” (www.cut.org.br). Ou seja, não querem lutar contra a privatização e sim participar do processo. Nesse sentido os trabalhadores dos aeroportos devem se organizar de maneira independente do sindicato para levar adiante a luta contra a privatização. As paralisações são importantes, mas para combater a privatização dos aeroportos somente uma grande greve da categoria, como acabou de ocorrer nos Correios, pode barrar esse processo. Fonte: http://www.pco.org.br/conoticias 17/outubro/2011 - Concessão de aeroportos terá plano de transição O governo vai criar um plano de transição, de no mínimo seis meses, para que os concessionários assumam totalmente a gestão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília e Viracopos (Campinas), que têm leilão de privatização previsto para o dia 22 de dezembro. O objetivo é minimizar os impactos para passageiros, companhias aéreas e outros usuários. A regra está nos editais de concessão dos terminais, que será anunciado hoje pelo governo. As regras preveem ainda a criação de um comitê, coordenado pela empresa privada, com representantes de todos os órgãos que atuam nos terminais. Para assumir as operações com segurança, o concessionário terá que provar que está em condições e equipe preparada. Durante a transição, o concessionário irá se reunir com representantes dos empregados da Infraero, que, segundo as regras do edital, deverão ter "tratamento justo e igualitário" e dos concessionários (que alugam lojas e restaurantes) para definir os problemas e encontrar as soluções. Caberá ao novo administrador, que terá a cooperação da Infraero, montar equipe próprio, podendo aproveitar o quadro de pessoal da estatal. A empresa privada terá que criar um plano de cargos e salários e um plano de demissão voluntária. Os termos jurídicos dos contratos devem constar de uma edição extraordinária do Diário Oficial da União de hoje ou amanhã e, dada a relevância do fato para o governo, que guarda os detalhes a sete chaves, haverá uma coletiva hoje com o ministro da Secretaria de aviação civil (SAC), Wagner Bittencourt. Com cronograma apertado, informações importantes como valor da outorga de cada terminal e montante de investimentos que a União vai exigir imediatamente do novo concessionário para ampliar a capacidade aeroportuária serão divulgadas num segundo momento, até que os estudos estejam concluídos, segundo fontes. Editais em consulta pública por 30 dias no site da Anac Em linhas gerais, será divulgada a modelagem jurídica dos contratos. O investidor terá informações sobre os critérios de cobrança de tarifas (com reajuste anual e revisão a cada cinco anos) e os fatores que vão impactar esses aumentos: o chamado FatorX, que permite o repasse dos ganhos de produtividade aos usuários, como acontece com as contas de luz; e o fator qualidade do serviço, que será medido em relatórios e pesquisas de satisfação junto aos passageiros. Informações relativas ao prazo das concessões dos terminais ainda estavam por ser definidas até ontem à noite, em reuniões no Palácio do Planalto. Deverão variar de 20 anos a 30 anos, com possibilidade de prorrogação, dependendo do tempo necessário para retorno dos investimentos ao setor privado. Os editais ficarão em consulta pública no site da Agência Nacional de aviação civil (Anac) por 30 dias, prazo em que vai receber sugestões. Depois da avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), a agência publica o edital definitivo. A expectativa é que os leilões sejam realizados da Bovespa simultaneamente. Para estimular a concorrência, quem ganhar a concessão de Guarulhos, não poderá ficar com Viracopos. Fonte: O Globo 17/outubro/2011 - United Airlines anuncia conclusão da montagem de seu 1º Boeing 787 A United Airlines anunciou hoje (14/10) que a empresa Boeing finalizou na noite de quarta-feira (12/10) a montagem do primeiro 787 Dreamliner encomendado pela companhia, completando o passo mais importante na produção da aeronave. A United será a primeira transportadora norte-americana a receber um Boeing 787 e pretende colocá-lo em operação já em 2012. A companhia aérea encomendou um total de 50 Dreamliners. Na fase final da montagem, o 787 passou por quatro fases, incluindo a montagem final do corpo da aeronave, instalação do trem de pouso, teste do peso nas rodas e instalação de componentes e sistemas internos. Durante os próximos meses a aeronave passará pela fase final de fabricação, que incluirá as configurações finais da cabine, instalação dos motores e pintura. A Boeing instalará 36 assentos na cabine BusinessFirst, 63 assentos na Economy Plus e 120 assentos na Classe Econômica. A aeronave utiliza compósitos leves, um maior número de sistemas elétricos, motores modernos e um design aerodinâmico otimizado, que permitem que ela percorra distâncias mais longas com maior rapidez e eficiência. Os clientes terão acesso a uma experiência de voo que inclui iluminação melhorada, janelas maiores, compartimentos de bagagem mais amplos, diminuir o desconforto causado pela pressurização da cabine e sistema de ventilação aprimorado, além de outros benefícios. A Continental e a United, subsidiárias da United Continental Holdings, encomendaram cada uma 25 Dreamliners. Com maior capacidade de alcance, maior eficiência de combustível e economia operacional, o Boeing 787 vai permitir às empresas a buscar novos mercados de longa distância e substituir as aeronaves widebody mais antigas e menos eficientes da sua frota. Fonte: Mercado e Eventos 17/outubro/2011 - Voos da Tam e da Gol são retomados na Argentina As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a provocar cancelamentos de voos, prejudicando passageiros. Entretanto, as empresas aéreas Tam e Gol informaram que as operações para Buenos Aires, na Argentina, já foram retomadas. A Tam optou por permanecer com as operações suspensas em Montevidéu, no Uruguai. A Gol, por sua vez, disse que está operando normalmente na capital uruguaia. As duas maiores empresas aéreas brasileiras informaram também que estão acompanhando as mudanças climáticas e o deslocamento das cinzas vulcânicas emitidas pelo vulcão. Os passageiros de ambas as companhias estão recebendo orientações das empresas aéreas e sendo reacomodados sem cobrança de taxas. Para mais informações, clientes da Tam devem ligar no 4002-5700 (capitais), 0800-570-5700 (Brasil-demais localidades) ou 0810-333-3333. Os passageiros da Gol podem sanar suas dúvidas nos telefones 0300-115-2121 (Brasil) ou 0810-266-3232 (Argentina). Fonte: Panrotas 15/outubro/2011 - [VIDEO] Boeing 787 Dreamliner ANA 15/outubro/2011 - OPERAÇÃO ANHANDUÍ – Aeronaves da Força Aérea Brasileira atuam em Campo Grande (MS) Prossegue até o dia 17 de outubro a Operação Anhanduí, realizada na cidade de Campo Grande (MS). A Marinha, o Exército e a Força Aérea Brasileira (FAB) fazem manobras militares com cerca de 3500 profissionais nos Estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná. O objetivo é testar e desenvolver a capacidade operacional das Forças Armadas em ações de defesa externa como catástrofes naturais ou calamidades públicas. O papel da FAB na operação é providenciar o apoio e proteção às forças terrestres e navais. Na operação a FAB utiliza aviões de transporte KC-137 Boeing, KC-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-98 Caravan, o caça A-29 Super Tucano, o helicóptero UH-1H e o Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT). As aeronaves vão desempenhar missões de transporte aéreo logístico, ressuprimento aéreo, evacuação aeromédica, lançamento de paraquedistas, cobertura, entre outras. O exercício está sob coordenação e supervisão do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, o EMCFA do Ministério da Defesa. Fonte: Ministério da Defesa 15/outubro/2011 - [VIDEO & IMAGENS] China Southern Airlines recebe seu primeiro Airbus A380 A Airbus entregou o primeiro A380 para a China Southern Airlines durante uma cerimônia de celebração muito especial no dia 14 de outubro, no Centro de Entrega da Airbus em Toulouse, França. Este é o primeiro dos cinco aviões encomendados, e foi entregue pelo Presidente e CEO da Airbus, Tom Enders, para o Presidente da China Southern Airlines, Si Xianmin. Veja a seguir um vídeo com os melhores momentos da cerimônia e mais imagens. A China Southern Airlines se torna a primeira operadora da aeronave mais eco-eficiente do mundo na China e é a 7ª operadora mundial do A380. Alimentada por quatro motores Rolls-Royce Trent 900, a aeronave será operada inicialmente em rotas domésticas entre as principais cidades chinesas de Pequim, Xangai e Guangzhou. Mais tarde, a companhia vai implantar o A380 em rotas internacionais. Na cerimônia, a China Southern Airlines apresentou sua espaçosa e confortável cabine interna do A380, com um total de 506 lugares numa configuração típica de três classes, incluindo oito suites de luxo na primeira classe, 70 poltronas lie-flat de classe executiva e 428 assentos da classe econômica. O bem-estar dos passageiros será reforçado através de inovavadora iluminação, incluindo vários cenários diferentes de iluminação para criar uma atmosfera e um ambiente relaxante. O sistema de entretenimento de voo estado-da-arte faz com que seja fácil para os passageiros escolherem entre uma grande variedade de programas de áudio e vídeo tornando a sua viagem de longa distância no A380 algo para ser lembrado. A cabine também oferece assentos e banheiros que são facilmente acessíveis para passageiros com deficiência. “Estamos orgulhosos de se tornar a primeira operadora do A380 na China”, disse Si Xianmin, presidente da China Southern Airlines. “A introdução do A380 da nossa frota é um passo muito importante para o desenvolvimento da China Southern. Este é a mais moderna e espaçosa aeronave que nos permite oferecer aos nossos passageiros um conforto de padrão mundial em nossos vôos. A economia oferecida pelo A380, sem dúvida, vai melhorar a nossa competitividade em rotas internacionais e é o ativo perfeito para fazer com que a China Southern Airlines atinja sua meta de se tornar uma transportadora líder mundialmente.” “Oferecemos a China Southern Airlines as nossas mais calorosas boas-vindas como a mais nova operadora do A380″, disse Tom Enders, presidente e CEO da Airbus. “O A380 tem desenvolvido novos padrões de conforto, eficiência econômica e desempenho ambiental. Com o A380, a China Southern Airlines vai certamente desempenhar um papel fundamental no topo do grupo das principais companhias aéreas do mundo.” Desde que entrou serviço em 2007, o eco-eficiente A380 superou todas as expectativas, levando em voo mais pessoas ainda com um menor custo (cerca de 16 milhões de passageiros até à data). As espaçosas, confortáveis e silenciosas cabines fizeram do avião um favorito entre os passageiros. Isso resultou em elevados níveis de ocupação e aumento da rentabilidade nos voos A380, oferecendo às companhias aéreas uma importante vantagem competitiva onde quer que operem o modelo. Normalmente com 525 assentos em um layout de três classes, o A380 é capaz de voar 8.300 milhas náuticas ou 15.300 km. A aeronave entregue foi a de número 58 do modelo, e que recentemente atingiu a marca de 350 mil horas voadas, transportando mais de 15 milhões de passageiros. As outras companhias que operam o A380 são: Singapore Airlines, Emirates, Qantas, Air France, Lufthansa e Korean Air. Fonte: Cavok 15/outubro/2011 - Sukhoi Superjet 100 da Armavia passa das 1.000 horas de voo O jato regional Sukhoi Superjet 100 (SSJ100) da Armavia chegou a marca de 1.000 horas de vôo em vôos em serviço. O marco do SSJ100 foi alcançado durante o vôo U8-151 realizado em rota entre Yerevan e Amsterdã no dia 09 de outubro de 2011. Desde que entrou em serviço comercial no dia 21 de abril de 2011, o SSJ100 da Armavia transportou mais de 21 mil passageiros e a distância percorrida foi de mais de 650 mil quilômetros. O SSJ100 da Armavia realiza vôos a partir de Yerevan para 27 aeroportos na Rússia, Ucrânia, Geórgia Ocidental, Sul da Europa e Oriente Médio. A maioria dos vôos foram realizados entre 35 mil - 39 mil pés de altitude, à velocidade de MACH 0,78-0,8. A maior utilização diária chegou a 16,5 horas de vôo, enquanto a maior distância ultrapassada foi de 4.000 km na rota Yerevan – Madri. O resultado tão perfeito da fase inicial da operação comercial dos novos aviões Sukhoi Superjet 100 foi alcançado devido à atividade eficiente do pessoal de voo e técnico da Armavia e do suporte adequado da Sukhoi Civil Aircraft e SuperJet International. “Esta etapa mostrou que o SSJ100 é competitivo e tem um grande recurso para a excelência. Pode tornar a aeronave muito atraente para os clientes e operadores “, disse o dono da Armavia, Mikhail Bagdasarov. Fonte: Cavok 15/outubro/2011 - IMAGENS: Interior do novo Boeing Business Jet para o mercado chinês A unidade Boeing Business Jets revelou durante a NBAA 2011 em Las Vegas as novas imagens que mostram a mais nova cabine interior do Boeing Business Jet que foi especialmente concebida para o mercado charter chinês. O novo BBJ é operado pela Deer Jets, de Pequim, a maior operadora de aeronaves BBJ charter na China. Os clientes de aeronaves BBJ trabalham junto com designers de interiores para desenvolver interiores de cabines personalizadas. O interior do novo BBJ da Deer Jets foi concluído pela Associated Air Center, de Dallas, e possui 28 lugares, uma suite e um banheiro completo inclusive com chuveiro. As vendas de BBJs para clientes particulares na Ásia estão extremamente em alta. Uma razão é que o BBJ pode voar mais longe do que aviões concorrentes. A autonomia é muito importante para os clientes na região, devido às grandes distâncias do continente asiático nos voos para a Europa e América do Norte. A Korean Airlines, a Beijing Airlines e a Metrojet também operam com o BBJ nos serviços charters na Ásia. Fonte: Cavok 14/outubro/2011 - FAB 70 ANOS – Portões abertos em SP terá show com Chitãozinho e Xororó Apresentação da Esquadrilha da Fumaça também será destaque no eventoCerca de 150 mil pessoas são esperadas para o Domingo Aéreo em São Paulo, que será realizado no Campo de Marte, zona norte da capital paulista, no próximo final de semana (16/10), como parte das comemorações dos 70 anos da Força Aérea Brasileira (FAB). Neste ano, a dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó apresenta-se logo depois do show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, programado para as 16h. O evento ocorre das 9h às 17 horas. O Domingo Aéreo de São Paulo é o maior evento da FAB no país. Os visitantes poderão conhecer de perto aeronaves militares de caça, helicópteros e aviões de transporte. A programação inclui ainda aeromodelismo indoor, plastimodelismo, exposições de uniformes e carros da segunda guerra mundial, viaturas do Corpo de Bombeiros e lançamento de paraquedistas. Haverá estandes das escolas da FAB, com explicações sobre as formas de ingresso na Força Aérea. O Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP) também participa do evento com orientações sobre saúde. Domingo Aéreo será realizado no Campo de Marte (avenida Santos Dumont, 1979, Santana). Fonte: CECOMSAER - FAB 14/outubro/2011 - Aeronaves C-105 Amazonas da FAB atingem a marca de 25 mil horas de voo
A frota de aeronaves C295 da Força Aérea Brasileira, designada na força como C-105 Amazonas, composta de doze aviões entregues pela Airbus Military, atingiu a marca de 25.000 horas de vôo após seis anos de operação bem sucedida na Amazônia e em Mato Grosso, duas grandes áreas onde estes aviões são vitais para a população local. Essa conquista será comemorada com uma cerimônia dedicada durante o evento da Força Aérea Brasileira chamado de “Domingo Aéreo” no próximo domingo, dia 16 de outubro, no centro de manutenção PAMA em São Paulo. Essas aeronaves estão trabalhando em ambientes particularmente difíceis, na realização de operações como o transporte de necessidades básicas, evacuação médica e missões militares, a partir das bases de Manaus, na Amazônia, e em Campo Grande, Mato Grosso, com o apoio da manutenção do centro PAMA em São Paulo. Fonte: Cavok 13/outubro/2011 - Qatar Airways está com novos horários em GRU
Por conta do horário de verão, que tem início neste sábado (dia 16), a Qatar Airways anuncia novos horários de saída e chegada no Brasil. O tempo de conexão para qualquer voo, em Doha, permanece inalterado. Fonte: Panrotas 13/outubro/2011 - Azul quer operar voo diurno para João Pessoa
A Azul pediu autorização à Anac para a inclusão de uma frequência diária e diurna entre Campinas (SP) e João Pessoa, com escala no Galeão (RJ). 13/outubro/2011 - Webjet inaugura quiosque na Central do Brasil (RJ)
A Webjet inaugura um ponto de venda na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (dia 17). Pela primeira vez, uma empresa aérea terá um quiosque em um terminal ferroviário. 13/outubro/2011 - Sol muda base de Cascavel para Toledo (PR)
A base de operações da Sol Linhas Aéreas deixou o aeroporto Luiz Dal Canalle Filho, em Cascavel (PR), que ainda permanece fechado, e mudou para Toledo (PR). 13/outubro/2011 - Copa terá segundo voo diário entre Rio e Panamá
A Copa Airlines anuncia que, a partir do dia 15 de dezembro, terá dois voos diários ligando o Rio de Janeiro (Galeão) à Cidade do Panamá, com conexão para 55 destinos nas Américas no Caribe. Atualmente, a companhia mantém um voo diário e outro voo cinco vezes por semana do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), totalizando 12 frequências semanais. A rota continua a ser operada com aviões Boeing 737-800 Next Generation. O modelo tem capacidade para 155 passageiros, sendo 14 na classe executiva e 141 na econômica. Fonte: Panrotas 13/outubro/2011 - Azul quer 8ª frequência entre Campinas e Belo Horizonte A Azul pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a inclusão de mais uma frequência entre Campinas e Belo Horizonte (Confins). Com a inclusão desse voo, a companhia oferecerá oito voos diretos para a capital mineira. Caso aprovada, a nova frequência terá periodicidade diária com exceção dos domingos, e deve iniciar em 1º de fevereiro de 2012. Fonte: Panrotas 13/outubro/2011 - AA terá voo diário Rio-Nova York e primeira classe A American Airlines oferecerá a frequencia Rio - Nova York diariamente entre 16 de novembro de 2011 e 8 de fevereiro de 2012. Atualmente o voo direto está disponível cinco vezes por semana. "Ele será operado no equipamento 777, oferecendo cabine de primeira classe", conta a gerente de Vendas da aérea, Frances Piña. As reservas já estão disponíveis. Fonte: Panrotas 13/outubro/2011 - Infraero conclui melhorias no aerop. de Montes Claros (MG) A Infraero entregou no dia 7 uma série de melhorias e adequações dos itens de acessibilidade do Aeroporto de Montes Claros/Mário Ribeiro (MG). Os trabalhos fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a empresa e o Ministério Público Federal (MPF) na cidade. As obras de melhoria, iniciadas em abril, fazem parte das ações da Política de Acessibilidade da Infraero e receberam investimentos de R$ 410,4 mil, cumprindo os prazos estabelecidos pelo MPF. Entre as melhorias implantadas estão a construção de três sanitários acessíveis, nove rampas, instalação de oito balcões de check-in acessível, piso tátil ao longo do Terminal de Passageiros, novas sinalizações horizontais e verticais e avisos em braile. Fonte: Panrotas 13/outubro/2011 - Aeroporto de Bariloche fecha por 2 meses para reformas A partir do próximo dia 24, e por um período de 60 dias, o Aeroporto Internacional de Bariloche, na Argentina, permanecerá fechado. Motivo: a realização de diversas obras de melhorias. A Aeropuertos Argentina 2000, empresa que administra o terminal, investirá 60 milhões de pesos – cerca de R$ 30 milhões. A informação é da Agencia de Noticias Bariloche. O aeroporto de Bariloche já ficou fechado este ano, por várias semanas, devido às cinzas provenientes da erupção do vulcão chileno Puyehue. Por causa disso, a temporada de inverno na cidade foi bastante prejudicada. Fonte: Panrotas 13/outubro/2011 - Boeing entrega o primeiro cargueiro 747-8F para a Cargolux A Boeing e a Cargolux Airlines compartilharam outro marco na história do ícone 747, quando nesse dia 12 de outubro, a companhia aérea recebeu seu primeiro cargueiro Boeing 747-8F (Freighter). Após a entrega no Centro de Entrega da Boeing na unidade da empresa em Everett, o avião partiu para o Aeroporto Internacional Seattle-Tacoma, onde o novo cargueiro receberá sua primeira carga, destinada para a sede da Cargolux em Luxemburgo. A Boeing, a Cargolux e a Nippon Cargo Airlines anunciaram os pedidos iniciais para o 747-8 Cargueiro em novembro de 2005. A entrega realizada hoje ocorre quase 18 anos após a Cargolux ser a primeira companhia aérea a receber o cargueiro Boeing 747-400F, que se tornou o carro-chefe e padrão da indústria de carga aérea. “Este é um grande dia para a Boeing Company e para Cargolux”, disse Jim Albaugh, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. ”O 747-8 Cargueiro é verdadeiramente a Rainha dos Céus do século 21, e continuará a promessa do 747 para as próximas décadas.” “O avião será um complemento perfeito para a frota da Cargolux”, disse Frank Reimen, presidente e CEO da Cargolux. ”O novo Boeing 747-8 Freighter ajudará a Cargolux a manter sua posição como líder da indústria que construímos com nossa operação de cargueiros 747-400. Estamos ansiosos para os benefícios de eficiência e ambientais que vêm com este gigante avião”, acrescentou. A Cargolux encomendou um total de 13 cargueiros 747-8 - numa encomenda de lançamento de 10 aeronaves em 2005 e uma ordem seguinte para três aviões adicionais colocada em 2007. “O novo 747-8 Cargueiro permanece como um testemunho à incrível equipe que projetou e construiu este avião”, disse Elizabeth Lund, vice-presidente e gerente geral do programa 747. ”E é um prazer para nós entregarmos este avião a Cargolux, uma companhia aérea que tem sido dedicada a Boeing e ao programa 747.” Fonte: Cavok 11/outubro/2011 - Produção regional de defesa alça voo com parceria Brasil-Argentina A fabricante argentina de aviões, Fábrica Argentina de Aviones SA (FAdeA), logo começará a produzir peças para o novo avião de transporte militar KC-390 da brasileira Embraer. A iniciativa conjunta proporciona à empresa argentina a oportunidade de impulsionar seus rendimentos e capacidade, ao mesmo tempo que solidifica a cooperação entre os dois países na área de produção de defesa. Em abril último, a FAdeA concordou em fornecer à Embraer peças para seu KC-390. Julio César Lombardi, vice-presidente da FAdeA, disse aos oficiais da Força Aérea em 7 de setembro que sua indústria de Córdoba irá produzir, entre outros itens, divisórias de cabines dianteiras, portas dianteiras e freios aerodinâmicos para a empresa brasileira. “Este é um projeto muito importante para a Força Aérea da Argentina, pois nos permite modernizar nossa capacidade de fabricação de aeronaves”, explica o general de brigada Rubén Montenegro. “A Embraer é muito exigente quando se trata de controle de qualidade de processos de fabricação e equipamentos, o que requer que a FAdeA invista na melhoria do maquinário e em treinamento.” A fábrica de aeronaves de Córdoba, inaugurada em 1927, foi uma das primeiras do gênero na América Latina. Depois de décadas funcionando como entidade estatal, foi finalmente privatizada em 1995. Em 2009, porém, foi nacionalizada pela presidente Cristina Fernández de Kirchner, que anunciou que a empresa se tornaria “uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento nacional.” Hoje, a estatal FAdeA fornece, em sua maioria, serviços de manutenção a aeronaves compradas no exterior, mas também continua a produzir o AT-63 Pampa, um avião avançado de baixo custo para treinamento e ataque leve, assim como outro avião-caça leve, o IA-58 Pucará, para a Força Aérea da Argentina. Certamente, o governo insiste em alavancar a produção do Pampa, estabelecendo a meta de 18 novos jatos até 2014. Uruguai, Peru, Paraguai, Polônia, Grécia e Austrália expressaram interesse em adquirir os jatos para suas respectivas forças aéreas. A Argentina faz parte de um consórcio internacional, que inclui Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca, que trabalha com a Embraer para produzir um protótipo do KC-390 até 2014. A meta da Embraer é oferecer transporte médio a jato com capacidade de carga de cerca de 23 toneladas, que pode tanto ser abastecido no ar quanto abastecer outras aeronaves. E já tem promessas de compra de 60 KC-390, metade dos quais irão para a Força Aérea Brasileira (FAB). O Brasil irá financiar a compra dos aviões dos países fornecedores de peças. “Não é o modelo clássico de cooperação internacional, já que a Embraer estará comprando diretamente dos países envolvidos e irá manter todos os direitos de propriedade e lucros”, declarou Raúl Humberto Paz, presidente da Câmara Argentina da Indústria Aeronáutica. “O Brasil criou um modelo de negócios inteligente, através do qual financiará a compra de seus próprios aviões, a um custo estimado de US$ 80 milhões (R$ 150 milhões) cada, dos parceiros supracitados”, explicou Paz. Quando os ministros da Defesa dos dois países se reuniram em Buenos Aires no início de setembro, revisaram sua estratégia de cooperação bilateral e exploraram caminhos para aprofundar o relacionamento estratégico. A cooperação tecnológica e a produção de defesa foram vistas como prioridades, com ênfase especial no projeto KC-390, assim como na conclusão do veículo todo-terreno Gaúcho, no desenvolvimento de veículos blindados, na cooperação na ciberdefesa, na colaboração na indústria naval e na sincronização de normas e catálogos relativos a produtos de defesa. “No Brasil, a defesa é questão de política do Estado”, garantiu o ministro da Defesa, Celso Amorim, durante visita a Buenos Aires, quando explicou que a estratégia brasileira é organizada em torno de três objetivos: equipar as forças armadas, fortalecer a indústria de defesa nacional e promover a integração sul-americana, que, insistiu, não é “apenas um elemento teórico.” Elevar a capacidade de produção de defesa é uma peça-chave do modelo de desenvolvimento econômico do Brasil, que tem como consequência seu reaparelhamento militar nos últimos anos. Hoje, o governo argentino parece também perceber que reaparelhar sua indústria nacional de defesa não só gera empregos como também cria possibilidades de progresso tecnológico. “Atualmente, há uma significante vontade política de impulsionar a indústria da defesa nacional argentina”, comemora Montenegro. “Esse projeto, junto com outros como a construção naval e a produção de equipamentos militares, tem o apoio do governo para restaurar sua indústria estratégica.” Fonte: Diálogo, via Hangar do Vinna 11/outubro/2011 - Embraer terá 1º Phenom 100 em escola de aviação na Ásia Pacífico A Embraer fechou a venda de um jato Phenom 100, da categoria entry level, para a CAE Global Academy Perth, na Austrália. Este primeiro Phenom 100 adquirido por uma academia de treinamento de pilotos na Ásia Pacífico será entregue até o final de 2011. “Projetado para alta utilização e contando com uma cabine de pilotagem intuitiva e características de vôo suaves, o Phenom 100 é a plataforma perfeita para treinamento e instrução de pilotos”, comentou José Eduardo Costas, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a Ásia Pacífico – Aviação Executiva. “O fato de ser utilizado pela CAE Global Academy Perth oferecerá aos cadetes pilotos na Ásia Pacífico uma localidade viável a nível regional para o treinamento de tripulações.” A CAE Global Academy Perth, também conhecida como China Southern West Australia Flying College, é uma joint venture da China Southern Airlines com a CAE. É uma das 11 unidades da CAE Global Academy, uma das maiores redes de instituições de formação de pilotos do mundo. A CAE Global Academy Perth também encomendou um simulador de vôo CAE 5000 Series Nível D para o programa de treinamento. Este será o primeiro simulador de vôo do Phenom 100 disponível em uma instituição de formação de pilotos na Ásia Pacífico e deverá entrar em funcionamento até o final de 2012. Fonte: Cavok 11/outubro/2011 - Anac proíbe voos da MTA Linhas Aéreas
Agência suspendeu certificado da companhia aérea na segunda-feira 11/outubro/2011 - Filme sobre a história da FAB estreia na quinta-feira Com duração de trinta e cinco minutos, o filme “Na Velocidade da História” resgata os principais momentos da trajetória da instituição por meio de depoimentos de personagens que ajudaram a construir a história da FAB desde a sua criação em 20 de janeiro de 1941. Depois da estreia, o filme estará disponível para download no Portal da FAB (www.fab.mil.br)
Já o Documentário “Salgado Filho- O Herói Esquecido”, da Parangolé Produções, de 70 minutos de duração, traz de volta ao imaginário social brasileiro a figura do primeiro Ministro da Aeronáutica. Na ocasião serão homenageados Ricky Ferreira, diretor do filme; Maria Beatriz Guimarães Salgado, assistente de direção do documentário e neta do primeiro Ministro da Aeronáutica, além de Maria Luiza Guimarães Salgado, nora de Salgado Filho. Fonte: Agência Força Aérea 11/outubro/2011 - Aeroporto mais perigoso do mundo fica na Ilha da Madeira, em Portugal Pista de pouso e decolagem chegou um pouco mais perto do céu: tem 180 colunas de 60 metros de altura e 2,8 mil metros de comprimento.Conheça o aeroporto mais perigoso do mundo. De um lado, a montanha; do outro, o mar; e um perigo ainda maior, que ninguém vê: o vento. É até bonito ver o avião dançar – para quem está no chão, claro. No aeroporto da Ilha da Madeira, ventos ascendentes e descendentes desestabilizam o avião. Pilotos relatam também rajadas laterais inesperadas e um fenômeno chamado “uplift”, que parece empurrar o avião para cima no momento da aterrissagem. Para piorar, a natureza deixou pouco espaço para o pouso: apenas 1,6 mil metros antes do abismo. Em 1977, em uma noite de tempestade, um Boeing 727 da TAP ultrapassou os limites da pista e explodiu na praia. Ao todo, 131 pessoas morreram. A ilha decidiu que a melhor maneira de homenagear os mortos era impedir uma nova tragédia. Trinta e quatro anos depois, o aeroporto continua no mesmo lugar. A pista é que chegou um pouco mais perto do céu. Com 180 colunas de 60 metros de altura, o homem venceu a montanha e o mar. Não existe nenhum outro aeroporto parecido no mundo. A nova pista tem 2,8 mil metros. Os passageiros que pousam e decolam em segurança nem se dão conta do gigantismo da construção. A obra durou cinco anos e custou o equivalente a R$ 1,3 bilhão. O espaço de puro concreto, monocromático, que tinha tudo para ser feio, tem até uma surpreendente beleza. Há vida embaixo da pista. No local funcionam um centro de salvamento marítimo, um estaleiro de iates e um centro esportivo. Em 2004, a obra ganhou o prêmio Iabse, considerado o Nobel da Engenharia, só concedido às estruturas mais impressionantes já construídas. Mesmo com a nova pista, só podem pousar pilotos que tiram uma licença especial. “Há muitos anos era feita à custa de virem para cá com uma aeronave para ganharem experiência, para se habituarem aos ventos, mas hoje já é feita em simulador”, explicou o diretor do aeroporto, Duarte Ferreira. O Aeroporto da Madeira ainda pode ter seus riscos, mas nunca o perigo vestiu um disfarce tão bonito. Fonte: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil 11/outubro/2011 - Leilão de aeroportos pode ficar para 2012, diz Bittencourt O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, admitiu que o leilão dos aeroportos de Brasília, Viracopos e Guarulhos pode ser adiado para o início do ano que vem. O atraso poderá ocorrer em razão do tempo mínimo necessário entre a publicação do edital e a realização da licitação, que é de 45 dias. De acordo com o ministro, a licitação deverá ser publicada até novembro. O que pode atrasar o leilão são as sugestões públicas que a Secretaria vem recebendo a respeito da modelagem da concessão, além de todo o procedimento de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU). "A gente fez o que tinha que fazer", disse Bittencourt, que participou de um evento da Câmara de Comércio Americana do Rio (Amcham-Rio). A previsão inicial do governo era realizar o leilão dos aeroportos no dia 22 de dezembro. Para respeitar essa data, a Secretaria de Aviação Civil tem até 8 de novembro para publicar o edital. Fonte: Valor 11/outubro/2011 - NBAA: Pilatus apresenta sua aeronave multimissão PC-12 Spectre Além de mostrar as tradicionais aeronaves executivas PC-12 NG, a suíça Pilatus Aircraft levou para a 64ª Convenção e Reunião Anual da NBAA uma aeronave para missões especiais PC-12 Spectre, localizada fora do Las Vegas Convention Center. Este novo local faz com que seja conveniente para os participantes da mostra observarem mais atentamente as aeronaves reais sem sair do principal centro de exposições. O Spectre é uma versão multimissão do turboélice monomotor best-seller PC-12 NG, que destina-se exclusivamente ao apoio do diversos papéis governamentais, militares, policiais e de evacuação aeromédica. Variantes do PC-12 Spectre estão atualmente em operação com os EUA e várias forças militares estrangeiras, bem como agências federais, estaduais e de polícias locais. Leonard Lucas, Vice Presidente de Vendas e Negócios Governamentais da Pilatus Aircraft, declarou, “estamos muito satisfeitos por ser capaz de mostrar o PC-12 Spectre num local tão grande como a NBAA deste ano. Neste ambiente de orçamentos governamentais apertados, o avião multi-missão PC-12 Spectre mostra que a robustez, capacidade e eficiência de custos tornam ele uma plataforma ideal para as agências encarregadas de fazer mais com menos recursos financeiros.” O básico de um PC-12 Spectre apresenta uma plataforma de sensores retrátil, e um interior utilitário para nove passageiros com uma estação de operador de sensores. A maioria das aeronaves Spectre são altamente modificadas para se adaptarem às exigências de missão específica dos clientes. A personalização pode incluir equipamentos de comunicações e de vigilância, pods externos, interiores equipados para evacuação aeromédica e uma porta para salto de pára-quedistas. “O PC-12 Spectre é um avião altamente capaz e comprovado em campo para ambientes exigentes em todo o mundo”, contina Luke. ”Enquanto mais de 1.000 PC-12s estão em serviço hoje, este é ainda um conceito novo e inovador para muitas das agências que falamos. Ele tem enorme capacidade de se adaptar e realizar múltiplas missões, tornando-se um grande investimento para os governos num clima de orçamento difícil.” Fonte: Cavok 11/outubro/2011 - NBAA: Cessna apresenta o novo Citation Latitude A Cessna Aircraft Company apresentou hoje, durante a abertura da 64ª Convenção e Reunião Anual da NBAA, o novo jato executivo mid-size Citation Latitude. Este é o segundo anúncio de um produto novo da Cessna nos últimos 14 dias; a empresa lançou o jato executivo leve Citation M2 no dia 26 de setembro.
Com espaço para uma tripulação de dois mais até oito passageiros, o Latitude possui aviônicos Garmin G5000 e uma espaçosa cabine de passageiros de 84 polegadas por 6 pés de altura. “O Citation Latitude é um divisor de águas para o segmento mid-size, oferecendo a carga, velocidade e alcance que o mercado exige, com uma experiência incomparável de cabine nessa faixa de preço”, disse Brad Thress, vice-presidente sênior de jatos executivos da Cessna. Posicionado entre o Citation XLS+ e o Citation Sovereign na linha de produtos da Cessna, o Citation Latitude oferece uma capacidade de carga cheio de combustível de 1.000 libras (454 kg), uma velocidade máxima de cruzeiro de 442 nós de velocidade verdadeira (819 quilômetros por hora) e uma autonomia de 2.000 náuticas milhas (3.704 quilômetros). A aeronave custa em 2011 o equivalente a US$ 14,9 milhões. As especificações preliminares do projeto da aeronave é que ele poderá operar em aeroportos com pistas de no mínimo 3.900 pés (1.189 metros), e terá uma altitude máxima de 45.000 pés (13.716 metros) e podendo subir direto para 43.000 pés (13.106 metros) em 23 minutos. O primeiro vôo do protótipo do Citation Latitude está previsto para ocorrer meio do ano de 2014, com certificação da FAA (Parte 25) e a entrada em serviço previsto para 2015. “Nossa equipe usou uma extensa pesquisa de mercado para configurar o Citation Latitude e os resultados são vistos do nariz à cauda e de uma ponta da asa a outra ao olhar para o Latitude”, disse Thress. ”Em nenhum lugar a singularidade é mais visível do que no interior da cabine do Latitude”. Logo atrás do cockpit, até o lavatório traseiro, o piso plano possibilita que um passageiro possa ficar em pé em toda a extensão da cabine de mais de 16 pés. A cabine principal de passageiros – é a mais ampla da história da Cessna – é de 77 polegadas de largura (1,95 metros) com uma altura de 72 polegadas (1,83 metros). A disposição dos assentos padrão acomoda passageiros numa único configuração “club” com as poltronas voltados para os lados, e num sofá que pode virar para os dois lados. Seis assentos podem se deslocar para frente e para trás cerca de 7 polegadas (0,18 m) e lateralmente 4 polegadas (0,10 m) num modelo de assento que pode girar até 180º com infinitas posições de reclinar. Por toda extensão da cabine existe uma iluminação indireta em LED que fornece aos passageiros uma capacidade de ajuste variável, até luzes de leitura direta e muito mais. “Os requisitos para viagens de negócios evoluíram para mais de conforto e conveniência, e o uso de tecnologia inovadora é a chave para fornecer uma cabine da aeronave mais eficiente e produtiva, que é fundamental para atender às expectativas de um ambiente de trabalho em pleno funcionamento”, disse Cindy Halsey, vice-presidente de Design de Interiores, Engenharia e Desenvolvimento da Cessna. ”Através de nosso novo sistema de tecnologia Clairity na cabine, temos uma interface de usuário intuitiva para oferecer aos clientes um avião ‘inteligente’ para a experiência de conectividade final.” Desenvolvido pela Cessna em parceria com a Heads Up Technologies de Dallas, a Clairity é uma solução de tecnologia inteligente de cabine onde os sistemas aviônicos da aeronave podem ser integrados com os sistemas elétricos de cabine e de dados e comunicação compartilhando um único sistema controlado de fibra óptica, permitindo que através de uma interface intuitiva touchscreen em cada assento ou com os dispositivos pessoais eletrônicos. O cockpit do Citation Latitude é ancorado pelo totalmente novo sistema integrado Garmin G5000 que trabalho em torno de três LCD primários multifuncionais de 14 polegadas e quatro painéis de controle touch screens. Ele inclui um sistema diretor de vôo/piloto automático integrado e de Electronic Flight Instrument (EFIS). Fonte: Cavok 11/outubro/2011 - NBAA: Embraer e Minsheng Financial Leasing, da China, anunciam encomenda de 13 jatos Legacy 650 A Embraer anunciou hoje uma encomenda de 13 jatos executivos Legacy 650 da Minsheng Financial Leasing Co., Ltd, da China, em cerimônia realizada durante a 64ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) dos Estados Unidos, em Las Vegas, Estado de Nevada. As entregas das aeronaves terão início ainda este ano e se estenderão pelos próximos cinco anos. Em julho de 2011, as duas empresas assinaram um Memorando de Entendimentos para a encomenda de até 20 aeronaves, incluindo desde jatos executivos da categoria entry level até ultra-large. “Receber esta encomenda de 13 Legacy 650 da Minsheng é algo inspirador e motivador e marca um avanço significativo, não apenas na parceria entre as duas empresas, mas também em termos do desenvolvimento do negócio da Embraer na China. O acordo demonstra a grande confiança da indústria chinesa no Legacy 650 e reafirma a convicção da Embraer neste mercado importante e promissor”, afirmou Ernest Edwards, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “A encomenda de 13 jatos Legacy 650 reforça a cooperação estratégica com a Embraer para atingir um dos maiores objetivos da nossa companhia: tornar-se a maior instituição de leasing para a aviação executiva na Ásia. Temos total confiança no sucesso do Legacy 650 no mercado chinês de aviação executiva, o que certamente trará um reconhecimento cada vez maior por parte de nossos clientes”, disse Kong Linshan, Presidente do Conselho de Administração da Minsheng Financial Leasing Co., Ltd. O Legacy 650 entrou em operação no final de 2010 e é o mais novo membro da família de jatos executivos da Embraer. Com alcance de 3.900 milhas náuticas (7.223 km), o jato pode voar, sem escalas, de Beijing (China) para Dubai (Emirados Árabes Unidos), de Hong Kong (China) para Adelaide (Austrália), ou de Dubai para Londres (Reino Unido), com quatro passageiros a bordo, nas condições IFR NBAA. A aeronave conta com aviônicos integrados Honeywell Primus Elite™, o que reduz de forma significativa a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a segurança de vôo. O Legacy 650 oferece três espaçosos ambientes de cabine, acomodando confortavelmente até 14 passageiros. Uma área completa para preparo de refeições (galley) e o maior compartimento de bagagem acessível em vôo da categoria são outros destaques. O nível de ruído da cabine foi reduzido de forma significativa por meio de um sofisticado sistema de isolamento acústico. O Legacy 650 é uma excelente ferramenta de negócios, com tecnologia Wi-Fi, o que torna mais fácil a transferência de grandes arquivos, o envio de vídeos e a realização de chamadas telefônicas via VoIP. A Minsheng Financial Leasing Co., Ltd. (MSFL), foi criada em abril de 2008 e é uma das cinco companhias de leasing autorizadas a operar pelo China Banking Regulatory Commission (CBRC). Comprada pelo China Minsheng Banking Corporation Ltd. (CMBC), a MSFL possui capital total registrado de USD 501 milhões (RMB 3,2 bilhões). Atualmente, os ativos da MSFL totalizam USD 8,15 bilhões (RMB 52 bilhões) e a empresa tornou-se líder na indústria de leasing na China. Como principal instituição financeira não-bancária a atuar no segmento de leasing financeiro, a MSFL conta com uma equipe de profissionais experientes nas áreas de expedição, aviação e fabricação de equipamentos de grande porte, entre outros, para oferecer produtos e serviços de alta qualidade para o mercado doméstico e internacional. Desde a sua criação, a MSFL utiliza o conceito de profissionalismo e gerenciamento eficiente. De acordo com a demanda do mercado, a empresa atua com inovação, vitalidade e flexibilidade para fornecer qualidade e serviços completos aos clientes. A MSFL estabeleceu uma ótima imagem na indústria e é muito elogiada pelos clientes. Fonte: Cavok 10/outubro/2011 - NBAA: Jatos executivos Phenom recebem novas certificações A Embraer recebeu a certificação para o jato executivo Phenom 300 operar no México e para o jato Phenom 100 operar na Ucrânia. Em setembro, a Empresa recebeu a certificado de tipo para o Phenom 300 na Índia e a certificação da Federal Aviation Administration (FAA), dos EUA, para esta aeronave utilizar um assento com cinto de segurança no lavatório. O Phenom 300 foi certificado em dezembro de 2009 pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pela FAA, e agora está certificado em mais de 40 países, incluindo África do Sul, Austrália, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, França, Indonésia, Marrocos, Reino Unido. É um dos jatos mais velozes da categoria light, com velocidades de 839 km/h (453 nós – KTAS) e possui excelente desempenho de decolagem (distância mínima de decolagem 956 metros ou 3.138 pés). Além disso, tem um desempenho destacado, com baixo consumo de combustível e custo operacional reduzido. O projeto inovador permitiu à Embraer aliar a melhor tecnologia disponível a um design superior. Uma cabine de passageiros inteligente, desenvolvida em conjunto com o Grupo BMW DesignworksUSA, oferece o confortável interior Ovalite®, para até 11 ocupantes, além da maior área para preparo de alimentos (galley), mais amplas janelas e a mais espaçosa cabine de pilotagem da categoria. A estética funcional se estende para a cabine de pilotagem, devido aos grandes monitores e aos aviônicos Prodigy, que incluem sistema de visão sintética (SVS) opcional. Ponto único de reabastecimento, lavatório com limpeza externa e um excelente sistema de pressurização de cabine são algumas das características distintas desse modelo. O Phenom 100, da categoria entry level, foi certificado em dezembro de 2008, pode acomodar até oito ocupantes e suas bagagens, e tem alcance de 2.182 km (1.178 milhas náuticas). Em 2010, foi o jato executivo mais entregue no mundo (100 unidades). No mesmo ano, o Phenom 300 ganhou o Prêmio dos Editores da prestigiosa revista Flying, dos EUA, como o produto mais inovador do ano, e foi a aeronave mais entregue da categoria light (26 unidades). Fonte: Cavok 10/outubro/2011 - F-X2: Saab planeja ir além do caça Gripen no Brasil O presidente da sueca Saab, Hakan Buskhe, disse que existem outras oportunidades de negócios que o grupo pretende explorar no Brasil, além da venda dos caças Gripen para a Aeronáutica brasileira. Segundo Buskhe, a Copa do Mundo de 2014 e os jogos olímpicos de 2016 representam grandes possibilidades de negócios no segmento de radares e de sensores para segurança. O executivo disse que a empresa está avaliando quais soluções de segurança civil poderiam se adequar às diferentes necessidades desses eventos esportivos, mas acredita que algumas de suas soluções terão chances de ser escolhidas, tanto nesses projetos como em outros eventos. Com quase 13 mil funcionários, sendo sete mil engenheiros, a Saab faturou US$ 4 bilhões em 2010. “A partir do Centro de Inovação Sueco-Brasileiro, em São Bernardo, projeto que foi encabeçado pela Saab, podemos também adaptar soluções existentes e desenvolver projetos sob demanda, com ótima relação custo-benefício e em conjunto com a indústria brasileira”, disse o presidente da companhia sueca. A Saab, de acordo com o executivo, tem muito conhecimento na área de integração de sistemas sofisticados, que utilizam tecnologia de fusão de dados, e pode ser parceira da indústria brasileira de aviação e de defesa em projetos como o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) e o Sisgaaz (Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul), que estão entre as prioridades do governo na área de defesa. Para esses projetos, a Saab conta com experiência em sistemas integrados de comando, controle, inteligência e comunicações. “Nossa expertise se encaixa na experiência da Embraer, especialmente na integração de trabalho e no domínio aéreo”, afirmou. Buskhe comentou que a empresa está participando da concorrência internacional aberta pela Embraer para o fornecimento do sistema de contra medidas eletrônicas do avião de transporte militar KC-390. Desde 2001, a Saab mantém uma parceria com a Embraer na área de sistemas aéreos de alerta antecipado. A empresa forneceu para a Embraer o radar de vigilância Erieye, que foi integrado na aeronave ERJ-145, fornecida para a FAB. Essa aeronave também foi exportada para o México e a Grécia. O executivo ressalta que não vê o Brasil apenas como cliente, mas como parceiro. “Em uma parceria de iguais, teríamos capacidade de transferir tecnologia com acesso incomparável, permitindo autonomia e aumento da segurança nacional, tanto para o Brasil como para a Suécia”, disse o executivo referindo-se ao caça Gripen NG que participa da concorrência F-X2. Sobre o adiamento da compra de caças no Brasil, Buskhe disse que entende a posição do governo brasileiro, que deve tomar a decisão quando melhor lhe convém e que não pretende fazer nenhuma alteração da proposta original que a empresa fez para o programa. A proposta de transferência de tecnologia para o Brasil, segundo o diretor regional de exportação do Gripen para as Américas, Fredrik Gustafson, prevê uma compensação superior a 175% do valor contratual em cooperação industrial. A primeira parceria com a indústria brasileira começou em agosto de 2009, depois que a Saab contratou um consórcio de empresas para o desenvolvimento da fuselagem traseira e central do Gripen NG, assim como as asas e as portas principais do trem de pouso da aeronave. Gustafson destacou que, além da capacidade de integração de sistemas, considerada uma das partes mais importante no desenvolvimento de um caça, a Saab tem controle sobre a fabricação de todos os sensores e do software de guerra eletrônica do Gripen e é responsável pelas licenças de fabricação dos componentes importados. “Não precisamos de aprovação do Congresso americano para comprar os motores do Gripen. Falamos diretamente com os fornecedores. Nossos clientes na África do Sul, Tailândia e República Tcheca nunca tiveram problemas”, afirmou. O executivo disse que cerca de 80% dos motores das aeronaves da FAB são de origem americana. Fonte: Valor Econômico 10/outubro/2011 - NBAA: Programa Legacy 500 avança A Embraer anunciou hoje, durante coletiva de imprensa realizada na 64ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) dos Estados Unidos, que o programa de desenvolvimento do jato Letacy 500, da categoria midsize continua avançando, com três protótipos atualmente na linha de produção. A asa e a fuselagem do primeiro protótipo foram juntadas e a instalação dos sistemas avança. A montagem dos estabilizadores vertical e horizontal, porta da cabine, leme e profundor está em fase final. Os motores Honeywell HTF7500E e o cone de cauda já foram recebidos pela Embraer. “Por meio da estratégia multi-instalações da Embraer para o programa industrial do Legacy 500, conseguimos fabricar e juntar as seções da fuselagem do segundo protótipo poucas semanas após a junção da fuselagem do primeiro avião”, disse Maurício Almeida, Diretor de Programas da Embraer – Aviação Executiva. “O segundo protótipo sera usado durante as fases de testes de desenvolvimento, em solo e em vôo, que contarão com a comprovada experiência da Embraer no projeto de outros aviões comerciais e executivos.” O sistema de deslocamento das superfícies móveis da asa e outros componentes estruturais e sistemas também estão sendo instalados. Os primeiros segmentos estruturais do terceiro protótipo estão em fase final de montagem e a fuselagem deverá estar concluída até o final deste ano. As bancadas de ensaios estão em funcionamento, incluindo o Iron Bird, que já realizou mais de 1.400 horas de testes no sistema de comandos eletrônicos de vôo (fly-by-wire). Os pilotos do Legacy 500 ficarão positivamente impressionados com o espaço e conforto proporcionados pelo sistema fly-by-wire e a ergonomia da cabine de pilotagem espaçosa com foco no piloto. Os aviônicos integrados Rockwell Collins Proline Fusion® foram selecionados devido à avançada tecnologia e amplos monitores. Requisitos robustos de projeto, utilização de tecnologia de última geração e rigorosos processos de controle de qualidade contribuem para que produção dos protótipos do Legacy 500 seja única e aconteça paralelamente ao desenvolvimento da aeronave pela Empresa e seus parceiros e fornecedores. Para validação da engenharia e projeto do interior, a Embraer construiu um modelo em tamanho real do Legacy 500, incluindo cabines de pilotagem e de passageiros, com aproximadamente 90% dos componentes reais da aeronave. O Legacy 500 tem capacidade para até 12 passageiros em uma cabine sem rebaixos com 1,82 metro de altura. Assentos premium terão apoio para as pernas, abas flexíveis para descanso da cabeça, suporte lombar com acionamento elétrico e sistemas de aquecimento e massagem, características únicas em sua categoria. Cada par de assentos poderá ser utilizado como uma cama horizontal. Atualmente, mais de 800 engenheiros da Embraer trabalham para certificar a aeronave na ANAC (Brasil), FAA (EUA) e EASA (Europa). Uma pequena alteração no cronograma do programa foi feita e o primeiro vôo do Legacy 500 postergado em três a seis meses. A revisão do cronograma deve-se a tarefas adicionais no sistema fly-by-wire e a Empresa está acompanhando o assunto junto ao fornecedor. Com o objetivo de iniciar as entregas apenas um a dois meses após o planejamento inicial, a intenção é acelerar o programa de ensaios. Fonte: Cavok 10/outubro/2011 - NBAA: Embraer dá as boas vindas a Jackie Chan ao Legacy 650 A Embraer anunciou hoje que o renomado artista de cinema Jackie Chan em breve fará parte da família de operadores do Legacy 650 e será o embaixador dos jatos executivos da Embraer. A novidade foi revelada hoje durante coletiva de imprensa realizada na 64ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA) dos Estados Unidos, em Las Vegas, Estado de Nevada. Jackie Chan marcou presença por meio de um vídeo, pois não pôde comparecer ao evento devido a outros compromissos pré-agendados. Nascido em Hong Kong, Jackie Chan é mundialmente conhecido e respeitado pelo sucesso em vários filmes, engajamento em causas filantrópicas globais e divulgação da cultura chinesa em todo o mundo. “Estamos muito satisfeitos por Jackie Chan se tornar o mais novo membro da nossa família Legacy 650 e orgulhosos por ele ter total confiança em nosso jato para atender suas necessidades de produtividade, conforto e privacidade”, disse Ernest Edwards, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “A vigorosa personalidade, espírito inovador e compromisso com a sociedade de Jackie reforçam os valores principais da Embraer: pessoas, clientes, excelência, inovação, presença global e um futuro sustentável. Seu prestígio mundial o torna o embaixador ideal para os jatos executivos da Embraer.” “O Legacy 650 da Embraer é uma aeronave perfeita devido à sua combinação de ampla e confortável cabine, longo alcance, modernos aviônicos, eficiência operacional e excelente confiabilidade. Espero em breve voar nesta maravilhosa aeronave”, disse Jackie Chan. “A China se tornou um importante mercado para a aviação executiva e tenho a honra de fazer parte das iniciativas da Embraer em meu país. Não tenho dúvidas que a Embraer será uma das principais empresas no mercado de jatos executivos chinês com sua completa linha de produtos, incluindo o Legacy 650 e o Lineage 1000.” O Legacy 650, da categoria large, tem alcance de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) e pode voar sem escalas de Beijing (China) para Dubai (Emirados Árabes Unidos) ou de Hong Kong (China) para Adelaide (Austrália), com quatro passageiros e condição NBAA IFR. Os aviônicos Honeywell Primus Elite™ no estado-da-arte aumentou consideravelmente o alerta situacional e a segurança de vôo. Três amplas e distintas regiões de cabine, uma área para preparo de alimentos (galley) totalmente equipada e o maior compartimento de bagagem acessível em vôo da categoria são destaques adicionais. O Legacy 650 também oferece um ambiente ideal de trabalho para executivos, com ferramentas modernas como conexão Wi-Fi. Desde a entrada da Embraer no mercado de aviação executiva em 2001, a última década levou os jatos executivos da Embraer a serem uma marca reconhecida como uma das melhores opções no mercado de aviação executiva. A Empresa é hoje a única a oferecer uma completa linha de jatos executivos, desde aeronaves entry level até ultra-large, que são bem-aceitas por clientes em todos os continentes. Em 2010, a Embraer foi responsável por 19% de todas as entregas de jatos executivos no mundo. Sobre a Jackie Chan Nascido em Hong Kong, China, em 1954, Jackie Chan, incialmente chamado Chan Kong-sang, é um artista e filantropo de renome mundial. Ao longo das últimas décadas, a dedicação de Jackie ao cinema tornou-o conhecido internacionalmente, com inúmeros filmes de sucesso na China e em outros países. Ele é um reconhecido mundialmente como o mais infuente artista de cinema de kung fu chinês. Nos últimos anos, Jackie Chan mudou o foco da sua atuação para causas relacionadas à caridade, dedicando seu tempo livre a crianças, idosos e pessoas necessitadas. Como reconhecimento pelas suas contribuições sociais, Jackie foi premiado por diversos institutos públicos, incluindo “uma das 48 pessoas mais filantrópicas na Ásia” da revista Forbes Ásia, em 2010, e nomeado Embaixador Internacional da Boa Vontade pela UNICEF/UNAIDS, em 2004. Para melhor apoiar as suas ações sociais, Jackie criou a Fundação de Caridade Jackie Chan, a Fundação Coração do Dragão e a Fundação Beijing de Caridade Jackie Chan em 1988, 2004 e 2008, respectivamente. Como um dos cidadãos chineses mais conhecidos no mundo, Jackie Chan também tem compromisso com a promoção da cultura chinesa ao redor do mundo. Jackie foi nomeado Embaixador da Boa Vontade para os Jogos Olímpicos de 2008, em Beijnig, e Embaixador Promocional para a Shanghai World Expo 2010. Fonte: Cavok 10/outubro/2011 - Dilma busca na Turquia parceria em jato militar Com o objetivo de conquistar maior autonomia em setores militares considerados como fundamentais e não ficar dependente de fornecedores estrangeiros, o governo brasileiro parte em busca de acordos estratégicos para a coprodução de jatos de guerra e aviões não tripulados. Na semana passada, o governo de Dilma Rousseff aproveitou a viagem à Turquia para lançar as bases de projetos militares que serão desenvolvidos com Ancara nos próximos anos. Dilma já havia mencionado a ampliação da frota aviões não tripulados para o monitoramento das fronteiras, como a da Amazônia, e o tema fez parte da campanha eleitoral. Há poucas semanas, a Polícia Federal colocou em operação o primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado, conhecido como Vant. Nos cinco primeiros dias de uso, rastreou mil quilômetros de fronteira com Argentina e Paraguai, principalmente em busca de informações sobre o tráfico de drogas. Mais recentemente, o Palácio do Planalto aprovou uma série de benefícios de taxas aduaneiras e incentivos para o setor de defesa, também com a meta de fortalecer a produção nacional. Autonomia Com os turcos, as conversas entre Dilma, o presidente Abdullah Gul e o ministro da Defesa, Celso Amorim, chegaram a um entendimento de que ambos os países procuram maior autonomia militar. Um dos principais projetos é o do veículo não tripulado, uma iniciativa dos turcos que até agora compravam a tecnologia de Israel. “Nosso objetivo é o de desenvolver um produto nacional e poucos países estão sendo convidados para fazer parte”, explicou o embaixador da Turquia no Brasil, Ersin Erçin. “O Brasil é um dos parceiros que queremos ter nessa fabricação”, disse. Outro projeto é a construção de um avião de combate, algo que apenas poucos países hoje têm. “Estamos formando um consórcio para essa fabricação e queremos o Brasil envolvido no projeto”, contou o embaixador, indicando que a reunião da semana passada chegou a um entendimento de que esse projeto irá adiante. Uma das opções seria a de usar parte da tecnologia já desenvolvida pela Embraer. Da parte dos turcos, o acordo também é visto como estratégico. Desde a adesão da Turquia à Otan, o setor de defesa do país foi sucateado, já que o governo americano decidiu doar armamentos por anos para Ancara. Se não bastasse, os turcos passaram a comprar novas tecnologias de Israel, entre elas a de aviões não tripulados. Hoje, 50% das armas turcas são de fabricação nacional. A meta é que, em 20 anos, 80% do arsenal – aviões e equipamentos – sejam turcos. Fonte: O Estado de São Paulo – Jamil Chade 10/outubro/2011 - Helicóptero colide com outro durante pouso no aeroporto de Carauari, AM Hélice da aeronave Esquilo tocou em rotor da cauda de um BO-105. Ninguém ficou ferido. Investigações sobre acidente começam amanhã. Um helicóptero modelo Esquilo colidiu com outro, modelo BO-105, no aeroporto de Carauari, a 788 km de Manaus. O acidente ocorreu na tarde deste domingo, por volta das 17h. Duas pessoas estavam na aeronave - o piloto e um passageiro, mas não ficaram feridos. O local serve de base para aeronaves que prestam serviços às empresas que atuam na extração de petróleo na base petrolífera de Urucu, em Coari, a 363 km da capital. De acordo com o comandante do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa VII), tenente-coronel Carlos Frederico Schonhartd, a hélice principal do helicóptero Esquilo encostou acidentalmente na hélice da cauda do BO-105, no momento do pouso. Depois do toque, a aeronave caiu na pista. Os nomes das duas vítimas, que não ficaram feridas, não foram divulgados. O comandante Carlos informou que técnicos do Seripa VII irão viajar a Carauari nesta segunda-feira (10) para dar início às investigações. Fonte: G1 09/outubro/2011 - [VIDEO] Apresentação do caça F/A-18 Hornet da Força Aérea Suíça no Sion Airshow 2011 Um ótimo vídeo da apresentação aérea de um caça McDonnell Douglas F/A-18 Hornet durante o Breitling Sion Airshow 2011, realizado na Suíça. O caça F/A-18 do Esquadrão 17 da Equipe de Demonstração Solo da Força Aérea da Suíça, estava sendo pilotado pelo Capitão Ralph “Deasy” Knittel. O belo vídeo foi produzido e editado por Yannick Barthe yannickbarthe.ch usando uma câmera Sony PMW 320 XDCAM EX para as tomadas externas e câmeras com lentes Contour GPS a bordo do Hornet, da flugvideo.ch. Coloquem em tela cheia e aumentem o volume. Fonte: Cavok 09/outubro/2011 - Lockheed está desenvolvendo winglets para aeronaves C-130 e C-5 A Lockheed Martin está testando winglets e outras modificações para diminuir arrasto, reduzindo o consumo de combustível das aeronaves de transporte aéreo C-130 Hercules e C-5 Galaxy. Com os testes em larga escala no túnel de vento concluídos, a Lockheed está fabricando um shipset de winglets para testes de vôo em um C-130, em 2012. A modificação poderia estar disponível tanto para retrofit como para novas aeronaves até 2014. As análises computacionais e os testes de pequena escala em túnel de vento foram concluídos nos winglets para aeronave C-5. Os testes em larga escala do túnel estão previstas para 2012, levando para os testes de vôo em 2014 “caso o cliente esteja interessado”, diz Jack O’Banion, diretor de programas de desenvolvimento avançados da unidade da Lockheed em Marietta, Georgia. Os winglets de 5 pés de altura, são projetados para reduzir o fluxo de combustível em voo cruzeiro em 170 libras/hora no C-130J e “provavelmente mais” em versões mais antigas do Hercules, disse ele. Eles são projetados para ser montados em qualquer modelo C-130 proporcionando uma “vida útil maior” para a caixa central da asa. Isto possibilita uma margem estrutural extra para acomodar os winglets induzidos por cargas de flexão. Os winglets para o C-5M tem 6 pés de altura e são projetadas para reduzir o fluxo de combustível em voo de cruzeiro em 1.100 libras/hora. Este está no topo da melhoria entre 8-20% em eficiência do consumo de combustível que já é alcançado com os novos motores turbofans General Electric CF6-80C2 de alto-bypass das versões modernizadas Super Galaxy, disse O’Banion, acrescentando que a asa já tem margem suficiente para acomodar as cargas dos winglets. A Lockheed Martin em agosto testou em vôo uma modificação de redução de arrasto num C-130, compreendendo uma série de 36 geradores de vortex montados na parte traseira da aeronave. Estas pequenas “palhetas” ou microvanes alteram o fluxo de ar que passa sobre a estrutura eliminando o vórtice gerado próximo a aeronave e reduzindo o arrasto. Os resultados ainda estão sendo analisados, mas as indicações iniciais são de que os “microvanes” devem reduzir o arrasto total em até 3,7%, disse O’Banion, reduzindo o consumo de combustível entre 2-3%. Não ocorreram alterações significativas na característica básicas de voo de aeronaves. Os geradores de vórtice, montados em linhas na parte traseira da fuselagem, em cada lado da rampa de carga traseira, estão previstos para estar disponível até o final de 2012, para instalação prévia e retrofit dos modelos Hercules C-130J e versões anteriores. Outra modificação de economia de combustível a ser estudada para os mais antigos C-130s é uma atualização para a versão mais recente dos motores turboélices Rolls-Royce T56 Serie 3.5, juntamente com uma hélice de oito pás NP2000 Hamilton Sundstrand. Para o programa C-5 da Lockheed, também está sendo trabalhado uma limpeza de arrasto que é esperado para melhorar a eficiência de combustível em 2-3%. Isso pode incluir novas vedações nos controles de vôo para minimizar vazamentos aerodinâmicos que causam arrasto e novas vedações no sistema de pressurização para reduzir a sangria de ar sob demanda nos motores e, assim, melhorar sua eficiência no consumo de combustível. Além disso, o equipamento instalado no C-5 ao longo do tempo – como sistemas de defesa – seria limpo para reduzir o arrasto parasita. ”Estamos no processo de liberar um programa detalhado para a Força Aérea, incluindo um case de negócios e os benefícios em potencial”, disse O’Banion. As reduções de arrasto para as aeronaves C-130 e C-5 são parte de uma iniciativa da Força Aérea dos EUA para reduzir o seu consumo de combustível. Outros elementos incluem limpezas de arrasto nas aeronaves C-17 e KC-10 e nos motores da atualização da Boeing para o KC-135. Fonte: Aviation Week – Cavok 09/outubro/2011 - [VIDEO] Decolagem do Boeing 747-400 em St. Maarten 09/outubro/2011 - Boeing divulga entregas de aeronaves militares no terceiro trimestre de 2011 A Boeing Defence, Space & Security divulgou suas entregas de aeronaves militares no terceiro trimestre de 2011, incluindo 28 aviões e helicópteros até o dia 30 de setembro, composto por 13 aeronaves F/A-18E/F e EA-18Gs, seis helicópteros CH-47F e MH-47G Chinooks, quatro aviões de transporte C-17, três caças F-15 e duas aeronaves de alerta aéreo antencipado 737 AEW&C (esses dois últimos para Coreia do Sul). As entregas do terceiro trimestre fizeram com que a Boeing entregasse no ano 85 aeronaves militares até a data, incluindo 38 jatos F/A-18E/F e EA-18Gs, 22 helicópteros CH-47F e MG-47G Chinooks, 11 aviões de transporte C-17, 11 caças F-15s, e um avião tanque 767. Fonte: Cavok 09/outubro/2011 - Aviação executiva da capital paulista migra para Jundiaí, SP Número de passageiros e aeronaves triplicou em cinco anos. |
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário