sábado, 7 de maio de 2011

Polícia notifica mortes por acidentes de viação

O Comando Provincial da Polícia Nacional no Bié informou, ontem, no Cuito, da morte de três pessoas e o ferimento de outras 13 em consequência de 16 acidentes de viação, ocorridos na província.
Explicou que estas ocorrências tiveram lugar de 27 de Abril a 4 de Maio e provocaram danos materiais avaliados em mais de um milhão de kwanzas.
A corporação indicou que as acções foram determinadas por atropelamentos, choques entre veículos automóveis, motociclos, velocípedes sem motor, viaturas capotadas e despiste. Os dados apontam a falta de prudência, excesso de velocidade, a não cedência de prioridade de passagem e a falha de travões como as principais causas dos acidentes.
Os sinistros tiveram lugar nos municípios do Cuito, com oito casos, na Katabola e Chinguar, dois, Kunhinga, Andulo, Chitembo e Nharêa com um, respectivamente.
A polícia efectuou 167 autuações por várias infracções cometidas contra o Código de Estrada e o seu regulamento e recebeu das infracções 157.602 kwanzas, tendo sido cobradas 24 taxas diversas no valor de 12.588 mil kwanzas.
De acordo com a informação policial, foram apreendidas 41 viaturas, 21 cartas de condução, seis títulos de registo de propriedade, 32 motociclos e 13 livretes.
No período em análise, a polícia local assinalou 72 crimes de natureza diversa, o que corresponde a uma operatividade na ordem dos 100 por cento.
Notificou que estas acções resultaram na detenção de 83 pessoas, indiciadas como supostas autoras dos delitos, entre as quais está o caso de dois agentes da Polícia Nacional afectos à Unidade Operativa e ao Comando Municipal da Nharêa, acusados de cometerem ofensas corporais.
Os casos ocorreram nos municípios do Cuito, Andulo, Kuemba, Chitembo, Katabola, Nharêa, Kamacupa, Chinguar e Kunhinga, e 41 deles foram remetidos à justiça. Estes crimes estão relacionados com o uso de documentos falsos, injÚria contra agente da autoridade, consumo de estupefaciente, posse ilegal de arma de fogo, tentativa de violação e ameaça com arma branca.
No que respeita à inspecção e fiscalização, a Polícia Nacional realizou 24 visitas a estabelecimentos comerciais nos municípios do Cuito, Andulo e Chinguar, durante as quais foram identificados 22 infractores contravencionais.
Os estabelecimentos foram multados por falta de boletins de sanidade, pagamento de imposto de selo, instrumento de peso e medida, afixação de etiqueta, certificado de habitabilidade, contribuição para a segurança social e exercício irregular de actividades económicas.
Apesar da rigidez do novo código de estrada, que entrou em vigor há mais de um ano, os acidentes de viação continuam a aumentar, provocando óbitos em muitos lares.
http://www.angola24.net/ver-noticia/policia-notifica-mortes-por-acidentes-de-viacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário