Chengu J-20 (Alert5)
Com a estreia do Chengu J-20, a China é o segundo país do mundo a declarar operacional um caça furtivo (Alert5)
A rede de televisão estatal da China (CCTV) informou na última sexta-feira (10) que o primeiro caça “invisível” do país, o jato furtivo Chengdu J-20, entrou em serviço militar com a “Força Aérea do Exército de Liberação Popular”, como é chamada a força aérea chinesa. A nova aeronave, projetada para não ser detectada por radares, é produzida pela AVIC (Aviation Industry Corporation of China), grupo aeronáutico administrado pelo governo chinês.
Sem especificar quantas unidades entraram em operação, a reportagem da mídia chinesa relatou apenas que o J-20 se juntou aos treinamentos conjuntos com tropas, forças de foguetes e a marinha da China. Para analistas militares, o anúncio pode ser interpretado como uma resposta do país ao Japão e Coreia do Sul, que estão iniciando seus trabalhos com o novo caça Lockheed Martin F-35, aeronave que também possui características furtivas.
Como é comum na indústria aeronáutica militar chinesa, são poucas as informações sobre o desempenho do J-20, considerado um caça da chamada “quinta geração” – o F-5 da FAB, por exemplo, é um caça de segunda geração. Além de ter perfil furtivo (stealth), sabe-se que o novo avião chinês pode alcançar mach 2 (duas vezes a velocidade do som, cerca de 2.400 km/h), é muito manobrável e pode lançar mísseis de longo alcance.
O J-20 foi apresentado ao público, ainda que a distância, somente em novembro de 2016, durante o Zhuhai Internacional Air Show. Já o primeiro voo do caça, cujo desenvolvimento foi iniciado na década de 1990, aconteceu no dia 11 de janeiro de 2011.
Desde o início do projeto, a AVIC produziu oito protótipos para testes em solo e de voo e pelo menos cinco unidades de série da aeronave, chamada pela imprensa chinesa de “obra prima” da indústria aeronáutica do país. De acordo com o raros dados divulgados pelo fabricante, o caça tem 20,4 metros de comprimento e pode decolar pesando cerca de 32.000 kg.
O J-20 foi apresentado ao publico recentemente, durante o Zhuhai Internacional Air Show, no final de 2016 (Alert5)
O J-20 foi apresentado ao publico em 2016, durante o Zhuhai Internacional Air Show (Alert5)
Aviões invisíveis
Os Estados Unidos foi o país pioneiro a dominar a tecnologia para construir aviões invisíveis aos radares, com o F-117 “Nighthawk”, projetado pela Lockheed Martin na década de 1970 e hoje já aposentado. Atualmente, o inventário de aeronaves furtivas das forças armadas norte-americanas contém os caças F-22 Raptor e F-35 Lightning II, além do bombardeiro em formato de asa voadora B-2 Spirit.
Com o anúncio da estreia do J-20, a China passa a ser o segundo país a declarar operacional um caça furtivo. Além desse modelo, a AVIC também trabalha no desenvolvimento do FC-31, outro avião de combate invisível, desta vez com características semelhantes às do F-35 – o J-20 é proposto como um concorrente para o F-22.
Outra nação que está próximo de participar deste seleto grupo é a Rússia, com o caça Sukhoi PAK-FA. A aeronave, que voou pela primeira vez em 2009, está programada para entrar em serviço com a força aérea russa a partir de 2018.
http://airway.uol.com.br/primeiro-caca-invisivel-da-china-entra-em-servico-militar/