terça-feira, 21 de junho de 2016


‘Solar Impulse’ decola de Nova Iorque


1309

12
SHARE

O avião que está a dar a volta ao mundo movido exclusivamente a energia solar decolou hoje de Nova Iorque, para um voo de quatro dias e quatro noites sobre o Oceano Atlântico, que vai passar pelo Algarve até aterrar em Sevilha.

ClippingNEWS-PAO Solar Impulse decolou hoje de madrugada do aeroporto de J F Kennedy em Nova Iorque, por volta das 5 horas (10H00 em Lisboa), para aquela que será a primeira travessia do Atlântico num avião movido exclusivamente a energia solar.
A travessia segue os passos de pioneiros da aviação como os portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que completaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul em 1922, ou de Charles Lindbergh, que realizou o primeiro voo solitário transatlântico e sem escalas em 1927.
A grande diferença é que enquanto estas façanhas pretendiam chamar a atenção para a era da aviação que se avizinhava, a aventura do Solar Impulse (SI) pretende despertar as consciências para um futuro alimentado a energias renováveis.
Aos comandos segue Bertrand Piccard, que tem dividido a pilotagem com André Borschberg, e que deverá passar os próximos quatro dias e quatro noites a pilotar a solo o SI sobre o Atlântico, com direito a períodos de descanso de apenas 20 minutos. Esta é já a 15ª e penúltima etapa de uma viagem que começou no Dubai e rumou a oriente, atravessando o Pacífico e o continente americano. A viagem deverá demorar quatro dias e quatro noites até aterrar em Sevilha onde é esperado no dia 23 de Junho. Ao longo da Rota, o SI voará em espaço aéreo português e muito perto da costa do Algarve.
Pode seguir todo o voo, incluindo imagens do interior do cockpit aqui.
http://www.aereo.jor.br/2016/06/20/solar-impulse-decola-de-nova-iorque/

Nenhum comentário:

Postar um comentário