Aeronave "solar" pousa na Espanha
Avião dará volta ao mundo para divulgar energia renovável
O piloto suíço Bertrand Piccard prepara o avião Solar Impulse 2 para pousar em Sevilha, EspanhaJean Revillard/ Reuters
A viagem, programada em 12 etapas, é o resultado de 13 anos de investigação e trabalho dos pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard, que tiveram a ideia de voar com recurso da energia solar. O percurso da viagem ao mundo vai finalizar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde começou a viagem, em março de 2015.
O projeto visa demonstrar ao mundo as potencialidades das energias renováveis.
A iniciativa foi ridicularizada pela indústria aeronáutica. O avião é alimentado por mais de 17 mil células solares embutidas nas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380.
Da Agência Brasil noticias@band.com.br
Depois de 72 horas de voo sobre o Oceano Atlântico, o avião Solar Impulse 2, que está realizando uma viagem ao redor do mundo, aterrissou na Espanha, informou a conta oficial do projeto no Twitter nesta quinta-feira. O avião partiu de Nova York na segunda-feira.
"Bertrand Piccard, o piloto, desembarcou em Sevilha, completando o primeiro voo de 72 horas a energia solar pelo Atlântico", diz o comunicado.
O Solar Impulse 2, que utiliza somente a energia do sol, iniciou a viagem pelo mundo em Abu Dhabi, em 9 de março de 2015. O avião já visitou Omã (Muscat), Índia (Varanasi), Myanmar (Mandalay), China (Chongqing e Nanjing) e Japão (Nagoya).
No início de julho, chegou ao Havaí, estabelecendo o mais longo recorde de voo sem escalas, de 120 horas.
O Solar Impulse 2 foi apresentado ao público em abril de 2014 e, em junho, foi testado com sucesso. O peso da aeronave é 2,3 toneladas, com 17,2 mil painéis solares que produzem a energia para o funcionamento dos motores. A velocidade máxima da aeronave é de 140 quilômetros por hora.
O primeiro voo de longo curso de um avião a energia solar foi feito em abril de 2010.
Projeto de dois suíços
"Bertrand Piccard, o piloto, desembarcou em Sevilha, completando o primeiro voo de 72 horas a energia solar pelo Atlântico", diz o comunicado.
O Solar Impulse 2, que utiliza somente a energia do sol, iniciou a viagem pelo mundo em Abu Dhabi, em 9 de março de 2015. O avião já visitou Omã (Muscat), Índia (Varanasi), Myanmar (Mandalay), China (Chongqing e Nanjing) e Japão (Nagoya).
No início de julho, chegou ao Havaí, estabelecendo o mais longo recorde de voo sem escalas, de 120 horas.
O Solar Impulse 2 foi apresentado ao público em abril de 2014 e, em junho, foi testado com sucesso. O peso da aeronave é 2,3 toneladas, com 17,2 mil painéis solares que produzem a energia para o funcionamento dos motores. A velocidade máxima da aeronave é de 140 quilômetros por hora.
O primeiro voo de longo curso de um avião a energia solar foi feito em abril de 2010.
Projeto de dois suíços
A viagem, programada em 12 etapas, é o resultado de 13 anos de investigação e trabalho dos pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard, que tiveram a ideia de voar com recurso da energia solar. O percurso da viagem ao mundo vai finalizar em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde começou a viagem, em março de 2015.
O projeto visa demonstrar ao mundo as potencialidades das energias renováveis.
A iniciativa foi ridicularizada pela indústria aeronáutica. O avião é alimentado por mais de 17 mil células solares embutidas nas asas, que medem 72 metros, sendo quase tão longas como as de um Airbus A380.
BREAKING @bertrandpiccard lands in #Seville completing, in 70h, the 1st #Atlantic solar flight #futureisclean
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