terça-feira, 7 de março de 2017

Embraer aumenta alcance de novo avião em 800 km para atender clientes

Todos a Bordo
Compartilhe
 Imprimir Comunicar erro
Ampliar

Conheça o E195-E2, novo jato comercial da Embraer5 fotos

2 / 5
Novo avião da Embraer tem autonomia para voar 4.400 km. Inicialmente o modelo conseguia voar 3.600 km sem parar, mas com o aumento do alcance é possível atender a pedidos de potenciais clientesImagem: Ricardo Matsukawa / UOL
Por Vinícius Casagrande
A Embraer apresentou nesta terça-feira (7) seu novo jato comercial, o E195-E2. É o maior modelo desse tipo fabricado pela brasileira, com 41,5 metros de comprimento e capacidade para transportar até 146 passageiros. O novo avião é avaliado em US$ 66 milhões.
Inicialmente, o avião tinha autonomia para voar 3.600 km sem parar, mas esse alcance foi ampliado em 800 km, para 4.400 km, com o avião já em desenvolvimento. O motivo: atender a pedidos de potenciais clientes.
''Isso é muito difícil. Há um ano aumentamos a envergadura (distância entre as pontas das asas) em 1,4 metro, o que permitiu colocar mais duas toneladas de combustível'', afimou Luis Carlos Afonso, diretor de aviação comercial da Embraer. O avião tem autonomia para voar 4.400 km.
No ar em 2019
A apresentação oficial do primeiro protótipo aconteceu em São José dos Campos (SP). Agora, ele entra em fase de testes em solo. Segundo o diretor de aviação comercial, a expectativa é que o avião faça seu primeiro voo ainda neste semestre e entre em operação comercial a partir de 2019.
A companhia aérea brasileira Azul já encomendou 30 unidades do novo modelo e deve ser a primeira do mundo a receber o jato. No total, a Embraer afirma que já recebeu pedidos para 90 unidades.
Com o novo avião, a Embraer tem a expectativa de ampliar sua participação no mercado mundial. ''Esse avião vai abrir novos mercados para a Embraer. Vamos conquistar novos clientes em outras regiões'', afirmou Paulo Cesar Silva, presidente da empresa.
Disputa com Bombardier
O E195-E2 foi concebido para aumentar a capacidade de passageiros e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais do avião. O modelo tem uma fuselagem 3 metros mais comprida em relação à versão anterior. Além disso, o modelo recebeu novos motores, novas asas e um novo sistema de controle de voo. Segundo a Embraer, as modificações melhoram a performance e reduzem os custos operacionais do avião em até 24%.
Segundo a Embraer, quando comparado ao Bombardier CS 100, seu principal concorrente, o E195-E2 será até 10% mais eficiente. Além disso, o jato da Embraer terá o mesmo peso que o concorrente, mas será capaz de transportar 10% a mais de passageiros.
Família renovada
O E195-E2 é o segundo avião da nova família de jatos comerciais da Embraer. O primeiro foi o E190-E2, apresentado no ano passado. Ele já está em fase de testes de voo e deve ter a primeira entrega a uma companhia aérea no primeiro semestre de 2018.
O último modelo deverá ser o E175-E2, o menor avião da nova família de jatos. A previsão é que entre em operação comercial somente em 2021.
Atualmente, a Embraer conta com 275 pedidos firmes para os três modelos, além de 415 cartas de intenções e direitos de compra, somando um total de 690 compromissos com companhias aéreas e companhias de leasing (aluguel).
http://todosabordo.blogosfera.uol.com.br/2017/03/07/embraer-apresenta-seu-maior-jato-comercial-avaliado-em-us-66-milhoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário