quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Turbina de avião da Latam pega fogo no aeroporto de Congonhas

Do UOL, em São Paulo
 Ouvir texto
 
0:00
 Imprimir Comunicar erro
A turbina de um avião da Latam, que faria o voo 3264 para Belo Horizonte, pegou fogo no começo da noite desta quarta-feira (22) na pista do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A aeronave se preparava para decolar. Os passageiros já foram desembarcados do avião. 
Segundo a Latam, estavam a bordo da aeronave 134 passageiros e seis tripulantes. "A empresa está oferecendo opções de reacomodação aos passageiros, e os que optaram por seguir para Belo Horizonte ainda esta noite poderão embarcar no aeroporto de Congonhas no voo JJ 3226, com decolagem prevista para as 22h30 com destino a Belo Horizonte/Confins", disse a companhia em comunicado.
Por causa do incidente, o aeroporto ficou fechado, mas foi reaberto às 20h07, informou a Infraero. Às 22h, 20 voos estavam atrasados.
Segundo informações do Pavilhão de Autoridades do aeroporto, o incêndio começou por volta das 18h45 devido a problemas em uma das turbinas da aeronave. A pista teve que ser lavada para poder ser reaberta.
Jaqueline Falcão
Avião da Latam pega fogo no aeroporto de Congonhas, em SP
De acordo com nota divulgada pela Latam, "o avião teve um princípio de incêndio em uma das turbinas durante o procedimento de decolagem, que foi interrompido. Os bombeiros foram acionados e controlaram a situação. Não há registro de feridos." Ainda segundo o comunicado, "a companhia já abriu um processo para investigar as causas do incidente."
O avião que pegou fogo é um A320, da Airbus, e tem capacidade para 174 passageiros. Segundo registro aeronáutico disponível no site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave foi comprada pela Latam -- então TAM -- em janeiro de 2002 e tem certificado de aeronavegabilidade (certificado de que um avião está em condições de operar) válido até novembro de 2022. 

Aeroporto em área populosa

Situado em meio a uma área populosa na zona sul de São Paulo, o aeroporto de Congonhas já foi palco de dois graves acidentes envolvendo aviões da TAM, companhia que deu origem à Latam após fusão com a Lan em 2012.
Em 1996, o voo TAM 402, operado por um Fokker 100, decolava com destino ao Rio de Janeiro. O voo, no entanto, durou apenas 24 segundos antes de cair na rua Luís Orsini de Castro, no bairro do Jabaquara, matando 99 pessoas --96 a bordo do avião e outras três que estavam no solo.
Quase 11 anos depois, em julho de 2007, o Airbus A320 da TAM que chegava de Porto Alegre no voo 3054 não conseguiu frear na pista, tentou arremeter e colidiu com o prédio da TAM Express. Morreram na tragédia 199 pessoas --187 a bordo e 12 no solo.
Construído em 1936, Congonhas ficava em uma área praticamente deserta de São Paulo, mas a cidade cresceu e engoliu o antes isolado aeroporto. Embora o risco exista, especialistas do setor aeronáutico garantem que o terminal é seguro.
Em 2016, pela primeira vez, o aeroporto de Congonhas transportou mais de 20 milhões de pessoas em um ano, ficando atrás apenas do aeroporto de Guarulhos em número de passageiros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário