Essa é a segunda vez que Hercules da FAB ajudam em incêndios no Chile (FAB)
Essa é a segunda vez que Hercules da FAB ajudam em incêndios no Chile (FAB)
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou no domingo (29) dois C-130 Hercules para ajudar no combate aos incêndios florestais no Chile. As aeronaves, operados pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), seguiram do Rio de Janeiro (RJ) em direção à capital Santiago, levando 28 militares e equipamentos especiais para a missão.
O Chile decretou situação de emergência por conta de um dos piores incêndios da história. Segundo boletim divulgado no sábado (28) por autoridades chilenas, há 110 incêndios florestais ativos. As chamas já deixaram 11 mortos e afetaram uma área equivalente a cerca de 37 mil campos de futebol. As regiões mais afetadas são o centro e sul do país.
“Ao chegar a Santiago, a tripulação receberá orientações da Onemi (Oficina Nacional de Emergencia del Ministerio del Interior) e da Conaf (Corporación Nacional Forestal), responsáveis pela coordenação da ajuda internacional, e será destinada para o local a partir do qual devem operar”, explica o Adido da Aeronáutica no Chile, Coronel Paulo Cesar Andari.
Um dos Hércules da FAB viajou com o sistema MAFFS (sigla em inglês de Modular Airbone Fire Fighting System). A outro C-130 carregou os materiais de suporte a operação, tais como compressor, piscinas para abastecer de água a aeronave e equipamentos de manutenção.
Como explica a Aeronáutica, o sistema MAFFS é composto por cinco tanques de água. Dois tubos projetam-se pela porta traseira do C-130 e, a uma altitude média de 150 pés (cerca de 46 metros de altura), despejam água sobre as áreas previamente determinadas. Por questões de segurança, as equipes de bombeiros e brigadistas que atuam no solo evacuam a área antes da dispersão da água. Pode ser realizado um lançamento de toda carga, que pode chegar a 12 mil litros de água, ou ainda três lançamentos menores.
Histórico
Em janeiro de 2014, o Chile também solicitou ajuda ao Brasil para combater incêndios. Uma aeronave C-130 Hércules da FAB foi enviada ao Chile para ajudar a combater um incêndio florestal que atingiu as comunas de Florida e Temuco. Cerca de 30 militares brasileiros participaram da missão.
Fonte: FAB
http://airway.uol.com.br/brasil-envia-avioes-para-combater-incendios-no-chile/