domingo, 5 de junho de 2016



Viagens de brasileiros ao exterior caem pela primeira vez em dois anos
Em março, demanda por voos domésticos recuou pelo oitavo mês seguido, de acordo com a Anac

02/05/2016 às 19:57 - Atualizado em 02/05/2016 às 20:00

O recuo da demanda por voos domésticos em março foi de 7,16%; para voos internacionais, queda foi de 1,2%(Reinaldo Canato/VEJA.com)

A demanda por voos domésticos no Brasil teve nova queda em março e a procura por voos internacionais recuou pela primeira vez em dois anos, apesar do número de passageiros transportados para destinos fora do país atingir o maior nível para o mês em dois anos, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em março, a demanda por voos domésticos caiu pela oitava vez seguida em relação ao mesmo mês do ano anterior. O recuo foi de 7,16%. Já os voos internacionais tiveram retração na demanda de 1,2% no período.

A agência explicou que o pico no embarque de passageiros para o exterior atingido em março, de 579.100, ocorreu diante de reservas feitas anteriormente, o que não influencia a demanda, que é medida pelo nível de reservas feitas nas companhias aéreas.

A associação de companhias aéreas Abear já havia divulgado tendência similar, com a primeira queda na demanda internacional em dois anos e novo recuo na demanda doméstica em março.

A Gol, por exemplo, suspendeu em fevereiro suas operações regulares para Miami e Orlando (EUA), Caracas (Venezuela) e Aruba. A Azul suspendeu planos de nova rota para Nova York e não tem previsão de começá-la em 2016.

A TAM, do grupo Latam, encerrou março com uma fatia de 36,8% dos voos domésticos - no mesmo mês de 2015, a fatia era de 37,6%. A participação a Gol no mês passou de 34,2% para 32,6%. No mercado internacional, a TAM elevou a participação de 77,7% para 79,4%, enquanto a Gol passou de 14,9% para 13,6%.

A Azul manteve a participação no mercado doméstico em 17,8% e a Avianca elevou a fatia de 9,6% 11,8%, segundo os dados da Anac apresentados nesta segunda-feira.

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/viagens-de-brasileiros-ao-exterior-caem-pela-primeira-vez-em-dois-anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário