segunda-feira, 13 de junho de 2016

C-95 do Esquadrão Pastor realiza transporte de fígado para transplante

 
235
 
7
SHARE 

Transporte de figado por C-95 do Esquadrao Pastor - foto FAB

Aeronave C-95 Bandeirante transportou o órgão de Natal para Fortaleza. O Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo foi o responsável pela missão

A Força Aérea Brasileira realizou o transporte de um fígado para transplante de Natal (RN) para Fortaleza (CE) na tarde deste domingo (12/06). O órgão, conduzido pela aeronave C-95 Bandeirante do Esquadrão Pastor (2° ETA) – sediado em Recife, chegou às 18h30 na capital cearense e foi levado para o Hospital Universitário Walter Cantídio.
A solicitação foi feita pela Central Nacional de Transplantes (CNT) ao Comando Geral de Operações Aéreas, que coordenou a operação com o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), também localizado em Recife (PE). A aeronave decolou da capital pernambucana às 13h, pousou em Natal 13h50 e partiu para Fortaleza às 17h10.
De acordo com o comandante da aeronave, Tenente Aviador Cayo Cézar Farias Amorim, fazer parte de missões como essa é muito gratificante. “Como tripulante da aeronave da FAB, me sinto orgulhoso e com uma satisfação muito grande em poder participar desse tipo de ação. Acredito que a Força Aérea ao fazer essas missões está atendendo e servindo nossos irmãos brasileiros”, declarou o piloto responsável pela tripulação formada por mais dois militares.
A Enfermeira Patrícia Sueida de Oliveira Maciel, que acompanhou o órgão desde Natal, destacou a importância da missão. “Essa ação está sendo a diferença para uma pessoa que está no hospital, que já não podia fazer planos para amanhã, e graças à solidariedade de uma família, graças ao trabalho de muitas pessoas envolvidas, incluindo a Força Aérea Brasileira, que tem sido um apoio de peso, a gente está conseguindo levar a ajuda para essa pessoa poder continuar vivendo”, declarou.
Transporte de figado por C-95 do Esquadrao Pastor - foto 2 FAB
Este é o segundo transporte de órgão realizado pela FAB após a publicação do Decreto nº 8.783, de 06 de junho de 2016, da Presidência da República que determina à Força Aérea Brasileira a disponibilização de meios aéreos com o objetivo de cumprir missões específicas do Ministério da Saúde, especialmente da Central Nacional de Transporte.
FONTE / FOTOSFAB (Agência Força Aérea, BANT e BAFZ)
http://www.aereo.jor.br/2016/06/13/c-95-do-esquadrao-pastor-realiza-transporte-de-figado-para-transplante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário