terça-feira, 28 de junho de 2016


Atentado com bombas deixa ao menos dez mortos no aeroporto de Istambul


PUBLICIDADE
Duas explosões atingiram o aeroporto Ataturk, o principal de Istambul, na Turquia, nesta terça-feira (28), em um aparente atentado terrorista. Segundo o ministro da Justiça do país, pelo menos dez pessoas morreram.
A informação foi confirmada por uma autoridade do governo turco. A suspeita é que dois homens-bomba explodiram após troca de tiros com forças de segurança do aeroporto, segundo a rede de TV CNN.
Osman Orsal/Reuters
Ambulância chega ao aeroporto de Istambul após explosões deixarem ao menos dez mortos
Ambulância chega ao aeroporto de Istambul após explosões deixarem ao menos dez mortos
Uma testemunha disse à rede de TV que tiros foram ouvidos em um estacionamento do aeroporto.
A rede de TV estatal informou que a explosão ocorreu em um ponto de controle no terminal internacional de desembarque de passageiros.
Táxis estão transportando os feridos do aeroporto, disse a testemunha à CNN turca.
ATAQUES
Há vários meses, a Turquia se encontra em estado de alerta por uma série inédita de atentados atribuídos ao grupo extremista Estado Islâmico (EI) ou relacionados com o reinício do conflito curdo.
O último grande ataque a Istambul ocorreu no dia 7 de junho, quando ao menos 11 pessoas morreram -sete policiais e quatro civis- e mais de 36 ficaram feridas pela explosão de um carro-bomba em um bairro histórico da cidade.
Antes, dois atentados suicidas atribuídos ao EI já haviam sido registrados em áreas turísticas de Istambul.
Em 19 de março, um homem-bomba atacou uma via comercial do centro e matou quatro turistas estrangeiros (três israelenses e um iraniano).
Em janeiro, outro atentado suicida matou 12 turistas alemães no centro histórico da cidade.
Quando os ataques miram as forças de segurança, as autoridades os atribuem aos rebeldes curdos, que lutam contra o exército turco no sudeste do país.
Os atentados abalaram o setor de turismo na Turquia, com uma queda do número de visitantes de 28% em abril deste ano na comparação com o mesmo mês de 2015. A queda mensal foi a maior em 17 anos e preocupa o governo.
A Turquia, membro da Otan (aliança militar ocidental) e da coalizão liderada pelos Estados Unidos que luta contra o EI no Iraque e na Síria, havia intensificado as operações contra a facção na região norte da Síria, onde os extremistas controlam muitas áreas próximas à fronteira.
De acordo com analistas, isso deixa o país mais vulnerável ao risco de atentados. 
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/06/1786520-explosoes-atingem-aeroporto-de-istambul-na-turquia.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário